Tipos de transporte ativo
O transporte ativo pode ser classificado em primário quando a proteína transportadora utiliza energia a partir de uma reação química exotérmica, e secundário quando o movimento independe diretamente do ATP e está associado à diferença de concentração de íons estabelecida pelo transporte ativo primário.
Transporte passivo: é aquele em que não há gasto de energia durante o processo. Transporte ativo: é aquele em que há gasto de energia durante o processo.
Assim, a concentração da solução (mistura de soluto e solvente) determina a direção do fluxo osmótico, conforme a pressão que equilibra a entrada ou saída de água entre os dois meios, tendendo a homogeneidade.
O transporte de substâncias na membrana plasmática podem ocorrer de forma passiva ou ativa. No transporte passivo, não há consumo de energia. O fluxo de partículas é espontâneo, no sentido de igualar as concentrações do meio intracelular e intersticial. No transporte ativo, há gasto de energia (ATP).
O transporte de substâncias consiste na condução de água, sais, produtos orgânicos do metabolismo e gases, como condição necessária para um dado curso do metabolismo. Realiza-se de célula em célula, graças aos seus poros (intercelular), e facilita o total desenvolvimento de funções de várias delas.
O transporte de substâncias para as células pode ser realizado de duas formas: ... As substâncias transportadas dessa forma são: os íons sódio e o potássio, que garantem o impulso nervoso. Transporte passivo: as partículas se movem, sem o gasto de energia, de locais mais concentrados para menos concentrado.
O retículo endoplasmático existe no citoplasma das células eucarióticas, e ele é um sistema de membranas que atua não somente no transporte dessas substâncias, mas também atua na síntese das substâncias com as células, mostrando a sua importância.
O tráfego vesicular mediado por clatrina, mecanismo pelo qual proteínas e lipídeos são transportados entre organelas envolvidas por membrana, é responsável por uma grande proporção de interiorização de membrana plasmática (endocitose) e de transporte a partir da Rede Trans Golgi para o sistema endossomal.
Endocitose é a absorção de grandes moléculas por meio de vesículas formadas pela membrana plasmática. Exocitose é a saída de moléculas pela fusão de vesículas com a membrana. São eles: a endocitose e exocitose, respectivamente. ...
A endocitose é um processo em que a membrana plasmática sofre invaginação com a finalidade de trazer para a célula macromoléculas importantes para seu funcionamento.
Ao final do processo de digestão das partículas, a célula precisa eliminar os seus restos. Esse processo de eliminação dos restos da digestão celular é chamado de clasmocitose. Os restos, que estão contidos na vesícula, serão encaminhados até a membrana e se fundirá com ela.