A mentoria é uma forma de tutoria para desenvolvimento profissional que alguém mais experiente pode desenvolver para ajudar uma pessoa mais nova na carreira. Quando aplicada na área da Educação, tem o objetivo de unir educadores que já tenham bastante tempo de atuação em sala de aula e professores novatos.
Segundo Pannuti (2012), são características do professor mediador: I- Ser leitor de processos de pensamento dos alunos. II- Ser pesquisador dos arranjos que cada aluno faz internamente no exercício de construção do conhecimento. III- Elaborar avaliações que servirão de parâmetro para todas as intervenções pedagógicas.
Conceito utilizado para caracterizar o professor que trabalha com a mediação pedagógica, significando uma atitude e um comportamento do docente que se coloca como um facilitador, incentivador ou motivador da aprendizagem, que ativamente colabora para que o aprendiz chegue aos seus objetivos.
Professor também deve ter o papel de aluno: deve aprender ao passo que ensina. ... Para entender a formação integral dos alunos, ele deve desenvolver estratégias de trabalho colaborativo com outros professores da escola, criando espécie de comunidade de aprendizagem colaborativa entre professores.
Podemos, através dela, localizar fontes de informação que, virtualmente, nos habilitam a estudar diferentes áreas do conhecimento. Para a comunidade científica ou de pesquisa, podemos dizer que a Internet é uma ferramenta indispensável. Através dela, tem-se acesso aos mais avançados recursos de pesquisa do mundo.
70) aponta que a comunicação pode contribuir para: “Dar transparência aos fenômenos organizacionais; Dar abertura para o dialogo; Favorecer a gestão participativa; Propiciar um clima de bem-estar”, reforçando assim o aspecto de relevância da comunicação nos ambientes de trabalho, dentre eles, a escola.
O surgimento das mídias e Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC's), no cenário do EAD, fez ressurgir um novo conceito de conhecimento, pois as ferramentas tecnológicas unidas com as potencialidades tempo e espaço incentivam a educação numa sociedade com tantas diferenças.
Podemos notar que essas aplicações contribuem para melhorar a capacidade de professores e alunos de encontrar e associar informações, trabalhar em grupo e comunicar cada vez mais, de forma adequada. A busca pela melhora da educação perpassa diretamente pela inclusão da tecnologia aos meios tradicionais de ensino.
Mídias na Educação é um programa de educação a distância, com estrutura modular, que visa proporcionar formação continuada para o uso pedagógico das diferentes tecnologias da informação e da comunicação – TV e vídeo, informática, rádio e impresso.
A partir dessa definição, pode-se inferir que uma mídia educacional é um meio através do qual se transmite ou constrói conhecimentos. Há pouco tempo para alguns educadores existia o temor de que os recursos tecnológicos aplicados à educação – as mídias educacionais – iriam substituir os professores.
Mídia-educação é definida como uma formação para a compreensão crítica das mídias, mas também se reconhece o papel potencial das mídias na promoção da expressão criativa e da participação dos cidadãos, pondo em evidência as potencialidades democráticas dos dispositivos técnicos de mídia.
1 Comun Toda estrutura de difusão de informações, notícias, mensagens e entretenimento que estabelece um canal intermediário de comunicação não pessoal, de comunicação de massa, utilizando-se de vários meios, entre eles jornais, revistas, rádio, televisão, cinema, mala direta, outdoors , informativos, telefone, ...
Coletânea de textos baseados em pesquisas sobre duas vertentes do tema mídia-educação: de um lado, os públicos jovens, as formas como as novas gerações se apropriam das técnicas de informação e comunicação, de outro lado, os modos como a instituição escolar e especialmente os professores vão se apropriando destes ...
Aliados ao desenvolvimento de pensamento autônomo, estratégias cognitivas, autonomia para organizar e dirigir seu próprio processo de aprendizagem, facilidade de análise e resolução de problemas (LIBÂNEO, 2001). A mídia digital é muito atrativa para as crianças por ser divertida, colorida, interessante e convidativa.
New technologies of information and communication - ICT. A mídia se desenvolveu a partir de 1940, no contexto da ordem industrial, através do cinema, rádio e revistas, se tornando presente em todos os setores da vida social.
Mídia significa meio, o termo é usado para designar os meios de comunicação utilizados para a difusão e compartilhamento das informações e ideias. Tecnologia é usada para fazer referência aos equipamentos e ferramentas, desde as mais simples até as mais complexas, para solucionar problemas e desenvolver ações.
Para análise referente à pesquisa, contou-se com dados, questionários, que foram aplicados com professores do sétimo ano do ensino fundamental de uma escola localizada no Vale do Caí-RS. As mídias mais utilizadas pelos alunos foram seus próprios celulares e os notebooks fornecidos pela escola.
A seguir compartilho algumas dicas de como levar o tema para os pequenos:
O uso da tecnologia pode possibilitar uma aproximação entre a escola e os pais, propiciando uma melhor comunicação entre eles. A tecnologia na educação infantil ajuda a despertar a curiosidade no aluno por meio de exercícios de estratégia e imaginação, aumentando seu interesse pelas atividades.
Trabalhar com educação infantil não é nada fácil. ... Segundo o Referencial Curricular de Educação Infantil, existem seis eixos temáticos para se trabalhar com crianças até cinco anos de idade, são eles: movimento, música, artes visuais, linguagem oral e escrita, matemática, e natureza e sociedade.
Ao inserir a tecnologia na Educação Infantil, é possível identificar diversas vantagens para os pequenos, como: