5 coisas que você precisa saber antes de cursar enfermagem
O enfermeiro trabalha junto com outros profissionais de saúde, como médicos e nutricionistas, mas pode trabalhar sozinho em ambulatórios de atenção primária (aquelas não tão graves). Resumindo bastante, a função de um profissional da enfermagem é ser o facilitador dos processos dentro de uma unidade de saúde.
O currículo do curso de Enfermagem
A faculdade de Enfermagem possui habilitações em bacharelado e licenciatura e pode durar entre 4 e 5 anos. Um dos principais objetivos do curso é formar profissionais capazes de atuar na recuperação, promoção e proteção da saúde das pessoas.
Ele presta os primeiros socorros, faz curativos, administra medicamentos e coleta amostras para exames. O profissional de Enfermagem auxilia médicos durante cirurgias, exames, tratamentos ou recuperações pós-cirúrgicas. ... Além da assistência médica, existem outras áreas onde um enfermeiro pode atuar.
O enfermeiro deve ter sempre uma palavra de conforto, ou simplesmente saber ouvir o paciente. Além da vontade de cuidar do próximo, outras características da profissão são: Responsabilidade com horários. Facilidade ao lidar com emoções.
Enfermeiros-líderes estabelecem o tom para o atendimento com base na equipe. A qualidade do cuidado, do tratamento e dos serviços depende da coordenação e da comunicação do plano de cuidado entre a equipe de atendimento de saúde, com o objetivo de otimizar os recursos e proporcionar segurança ao paciente.
Acompanhe conosco!
Quanto à liderança em enfermagem é importante que o enfermeiro concilie os objetivos organizacionais com os objetivos de seu grupo, para que seja aprimorada a prática profissional e, consequentemente, uma assistência de enfermagem adequada à equipe, aos pacientes e à instituição.
Na rotina de trabalho da enfermagem, o líder determina quando adotar comportamentos e atitudes diversas a fim de envolver e comprometer sua equipe. Essa capacidade de influenciar pessoas acontece quando a credibilidade do líder for notada pelos seus seguidores.
Para esses enfermeiros, a somatória de fatores como o acúmulo de trabalho, a falta de tempo, os conflitos na equipe e o número de pessoas com as quais se relacionam, resulta na falta de disponibilidade para ouvir atentamente as pessoas, o que interfere, negativamente, na comunicação.
Os resultados mostram que a concepção de trabalho em equipe de enfermagem é majoritariamente, ação interprofissional e que as entrevistadas elegem como elementos necessários para o trabalho em equipe a comunicação, confiança, vínculo, respeito mútuo, reconhecimento do trabalho do outro e colaboração.
O ato de administrar e liderar em enfermagem significa um conjunto de ações que visa organizar serviços e funções, planejar, entender os objetivos propostos pela instituição, fazendo o possível para alcançá-los.
Significa, incentivar os membros de um grupo para agirem em torno de um objetivo comum e que todos possam crescer como resultado dos esforços de seus membros. Dos estudos sobre a teoria dos estilos desde o início do século 20, destacam-se três. São eles: LIDERANÇA AUTOCRÁTICA, DEMOCRÁTICA e LIBERAL.
Quanto aos vários estilos de liderança, de acordo com a visão filosófica em questão, enfatizo três formas de trabalhar na enfermagem, as quais são baseadas no estilo autocrático, no estilo democrático e no estilo liberal.