EQST

Quais So Os Pressupostos Necessrios Para A Verificaço Da Responsabilidade Civil Subjetiva Do Agente Causador Do Dano Em Eventual Aço Regressiva Promovida Pela Pessoa Jurdica De Direito Pblico Interno?

Quais são os pressupostos necessários para a verificação da responsabilidade civil subjetiva do agente causador do dano em eventual ação regressiva promovida pela pessoa jurídica de direito público interno?

Assim, somente após ter sido condenada a indenizar a vítima é que a Administração poderá ajuizar ação regressiva em face do causador do dano, devendo comprovar o dolo ou culpa. ... A responsabilidade civil decorre de ato omissivo ou comissivo, doloso ou culposo, que resulte em prejuízo ao erário ou a terceiros.

Por que a responsabilidade civil do agente público é subjetiva?

E podemos dizer também que o agente público tem responsabilidade subjetiva, responde pelo dano perante o Estado ao qual serve, se tiver agido dolosa ou culposamente, vale dizer, se tiver agido com o propósito de causar o dano, ou se tiver agido com imprudência, negligência ou imperícia.

Como se dá a responsabilidade do agente público e quais são as formas existentes?

Em relação ao Direito Público, tem-se que a responsabilidade civil da Administração Pública se manifesta na obrigação que tem o Estado de indenizar os danos patrimoniais e morais que os seus agentes, atuando em nome do Estado, causarem à esfera juridicamente tutelada pelos particulares.

É possível a propositura de ação de responsabilidade diretamente em face do agente público causador do dano?

A propositura de ação indenizatória pelo lesado diretamente contra o agente público causador do dano. A Constituição Federal, em seu art. 37, § 6º, estabeleceu a responsabilidade civil objetiva do Estado, com base na Teoria do Risco Administrativo, no que se refere às relações entre o Estado e o particular lesado.

Quando um agente público no exercício de suas funções causa um dano a um terceiro sua responsabilização de dará de forma?

37, § 6º da Constituição Federal de 1988: “as pessoas jurídicas de direito público e as de direito privado prestadoras de serviços públicos responderão pelos danos que seus agentes, nessa qualidade, causarem a terceiros, assegurado o direito de regresso contra o responsável nos casos de dolo ou culpa” (BRASIL, 1988).

Quem pode ajuizar uma ação indenizatória?

Aquele que pretende uma indenização é chamado pelo direito de “sujeito ativo” ou “autor”.

Como o Estado paga indenização?

Nos casos de condenação do Estado a indenizar, o pagamento é sempre feito por meio de precatório ou requisição de pequeno valor (pago em até 60 dias quando o valor é de até 10 salários mínimos).

Como ajuizar uma ação contra o Estado?

Se Estado ou o Distrito Federal for o demandado, a ação poderá ser proposta no foro de domicílio do autor, no de ocorrência do ato ou fato que originou a demanda, no de situação da coisa ou na capital do respectivo ente federado.

Qual é o prazo prescricional aplicável ao dano moral decorrente da relação de trabalho?

Tratando-se de pedido de indenização por danos materiais ou morais decorrentes da relação de emprego, o prazo prescricional aplicável é aquele previsto no art. 7º , XXIX , da Constituição Federal , de cinco anos, contados da ocorrência da lesão, observado o prazo de dois anos após a extinção do contrato de trabalho.