Derivação Prefixal (Prefixação): inclusão de prefixo à palavra primitiva, por exemplo: infeliz, antebraço, enraizar, refazer, etc. Derivação Sufixal (Sufixação): inclusão de sufixo à palavra primitiva, por exemplo: felicidade, beleza, estudante, etc.
A derivação parassintética ou parassíntese é um tipo de derivação em que ocorre o acréscimo de afixos (prefixo e sufixo) à palavra primitiva. Lembre-se que a derivação é um processo de formação de palavras que envolve o radical e os afixos (sufixo e prefixo).
Dica: para estabelecer a diferença entre derivação prefixal e sufixal e parassintética, basta retirar o prefixo ou sufixo da palavra na qual se tem dúvida. Feito isso, observe se a palavra que sobrou existe; caso isso aconteça, será derivação prefixal e sufixal. Caso contrário, será derivação parassintética.
Processos de formação de palavras
A derivação prefixal é um processo de formar palavras no qual um prefixo ou mais são acrescentados à palavra primitiva. Ex.: re/com/por (dois prefixos), desfazer, impaciente. A derivação sufixal é um processo de formar palavras no qual um sufixo ou mais são acrescentados à palavra primitiva.
compra - do verbo comprar >> Ele foi comprar pão. compra - substantivo. Ele gastou muito com a compra do carro novo.
Na tirinha abaixo, há um exemplo de justaposição: a palavra puxa-saco. Composição por aglutinação - Altera-se foneticamente ao menos um dos elementos formadores. Ex.: Plano + alto = planalto; água + ardente = aguardente. A palavra pernilongo, da tirinha abaixo, foi formada pelo processo de aglutinação.
Resposta. Processo de formação por aglutinação -> PERNA + LONGO = PERNILONGO.
Na derivação sufixal ocorre a junção de um sufixo a um radical ou palavra simples já existente, que atua como palavra primitiva....Exemplos de verbos formados por derivação sufixal:
Podemos chamar de derivação parassintética o processo de formação que ocorre quando a palavra derivada resulta da junção simultânea de prefixo e sufixo à palavra primitiva. Veja, por exemplo, o advérbio “tarde”. Essa é uma palavra inicial. Do radical “tard”, forma-se o verbo entardecer.
O radical da palavra é exist-. A vogal temática é a letra -e. E a desinência, a letra -m, que indica a flexão da palavra.
Felicidade tem como formação da palavra o sufixo "dade" que tem função de ajetivar o substantivo para dar sentido de estado. Estar feliz. Infelicidade foi formada colocando o prefixo "In" com o sentindo de negação nesta palavra.