Significado de Absurdo adjetivo Contrário à razão, ao senso comum: intenções absurdas. Que fala ou age de maneira irracional; estúpido, disparatado, tolo.
1 concentrado, pensativo, ensimesmado, absorvido, abstraído, alheado, distraído, desatento, desconcentrado, imerso, ausente, distante, alienado, alheio, entregue, entretido, hipnotizado, reconcentrado, introvertido, introverso, preocupado.
Em filosofia, "O Absurdo" se refere ao conflito entre a tendência humana de buscar significado inerente à vida e a inabilidade humana para encontrá-lo em um universo sem propósito, sem significado ou caótico e irracional. Nesse contexto, "absurdo" não significa "logicamente impossível", mas "humanamente impossível".
O teatro do absurdo tem como característica unir comicidade ao sentimento de perda de referências do homem moderno. Faz, também, um paralelo com a ciência, responsável pela superação de antigas “certezas” e com as artes plásticas, que elevam o abstracionismo como uma forma de arte tão válida quanto o figurativismo.
Embora o termo seja aplicado a uma vasta gama de peças de teatro, algumas características coincidem em muitas das peças: um sentido tragicómico, estrutura muitas vezes semelhante ao do Vaudeville, com quadros não necessariamente conectados; alternância entre elementos cômicos e imagens horríveis ou trágicas; ...
Principais características - Retratação de temas relacionados a aspectos e fatos inesperados do cotidiano. - Apresentação, nas peças teatrais, de personagens com comportamentos estranhos e bizarros. Muitas vezes o comportamento destes ocorre sem nenhuma motivação ou intensão.
O teatro expressionista vem opondo-se à reprodução autêntica da realidade, característica esta própria do naturalismo, de forma a renunciar a imitação do mundo exterior e concentrando-se em refletir a essência das coisas através de uma visão subjetiva e idealizada do ser humano.
Surrealismo
O Teatro Épico utiliza uma série de instrumentais diretamente ligados à técnica narrativa do espetáculo, onde os mais significativos são: a comunicação direta entre ator e público, a música como comentário da ação, a ruptura de tempo-espaço entre as cenas, a exposição do urdimento, das coxias e do aparato cenotécnico, ...
O teatro realista tem como principais características a presença de uma maior preocupação com a representação de forma fiel da vida real, por intermédio dos textos produzidos e das performances que eram constantemente realizadas.
1855-1865
O teatro medieval é aquele que foi produzido na era medieval (século V ao XV). Durante esse período, o teatro medieval pode ser classificado em duas vertentes: o teatro sacro, relacionado aos temas religiosos; o teatro profano, tal qual as farsas e os jograis, com os temas de caráter popular, cômico e moralizante.
1-durante a idade média o teatro era muito popular. 2- não era baseada em textos escritos e possui origem religiosa. 3-seus enredos são retirados da história da bíblia. 4-os temas principais eram encenações das cenas do Natal, da paixão ou da ressurreição de Cristo.
O objetivo da Igreja e, consequentemente dos padres, era o de salvar almas através do teatro e não o de trazer divertimento e prazer aos indivíduos. As representações eram feitas até mesmo por padres dentro das igrejas.
Auto (do latim actu = ação, ato) é uma composição teatral do subgênero da literatura dramática, surgida na Idade Média, na Espanha, por volta do século XII. De linguagem simples e extensão curta (normalmente, compõe-se de um único ato), os autos, em sua maioria, têm elementos cômicos ou intenção moralizadora.