Crepitação na região do ombro pode ter várias causas. A escápula em ressalto, uma alteração na sua face costal, pode causar ruídos em determinados movimentos. Uma outra causa é a artrose escapuloumeral (desgaste do ombro), geralmente acompanhada de dor.
Muitas vezes, os estalos são causados pela falta de estabilização muscular do ombro. Nesse caso, a melhor forma de diminuir os sintomas é realizar exercícios leves de fortalecimento, para aumentar a estabilidade —lembrando que não deve existir dor durante ou após a realização das atividades.
Quando você estala ou dobra uma articulação, você estica a cápsula articular. O gás é liberado rapidamente já que forma bolhas com esse movimento. A fim de quebrar a mesma bolha de novo, tentamos estalar seguidamente e não conseguimos pois você tem que esperar até que os gases retornem ao líquido sinovial.
“Nas articulações existe o líquido sinovial (um líquido que se parece com um lubrificante e que contém gases). Quando estalamos ou dobramos uma articulação, esticamos a cápsula articular e este gás é liberado rapidamente, já que formam-se bolhas com esse movimento”, explica Rodrigo Nakao.
Aperte a lombar com delicadeza enquanto pressiona levemente a bacia. Aperte as costas enquanto a pessoa levanta e abaixa as pernas. Em seguida, a pessoa deve levantar um pouco as pernas, ainda deitada de bruços. É melhor se você tiver uma mesa tipo maca de quiropraxia, que tenha altura regulável.
Método 1 de 4: Estalando a sua própria coluna
Para exercitá-lo, sente em uma posição reta, coloque o braço direito atrás das costas e, gentilmente, puxe a cabeça na direção do ombro esquerdo, com a mão esquerda. O alongamento será sentido do lado direito. Mantenha por 30 segundos, volte à posição inicial e repita para o outro lado.