Seus dentes também podem começar a amarelar como parte natural do processo de envelhecimento. Isso acontece quando a cobertura branca e forte, conhecida como esmalte, vai perdendo o brilho com o tempo, por causa do desgaste diário dos dentes.
Ao entrar em contato com os dentes e gengiva, a cocaína se transforma em uma solução ácida que provoca a erosão do esmalte dental. Isso quer dizer que o tecido duro que protege os dentes é prejudicado, o que pode causar dor e sensibilidade, além de comprometer a aparência.
Todas as drogas se manifestam de forma diferente no corpo, no entanto, estes são os sinais e sintomas físicos mais comuns:
Como posso ajudar um dependente químico que não quer ajuda?
Todos os tratamentos de um dependente químico e alcoólatras se iniciam com um período chamado de desintoxicação, em que o paciente para completamente de utilizar qualquer substância que vinha ingerindo. Nesse período, que dura cerca de 15 dias, todos os sintomas físicos da dependência serão eliminados.
Algumas vezes, os dependentes químicos são vistos pela sociedade como pessoas que não possuem força de vontade, fracas e que deveriam simplesmente abandonar o vício.
A família é um dos principais pilares para a recuperação do dependente químico, sendo corresponsável pelo tratamento e pela reinserção social de seus entes. Isso significa que, além de suporte emocional, presença e disposição para ajudar, os familiares também precisam passar por acompanhamento durante esse processo.
Quem desejar internamento para tratar a dependência de drogas deve primeiro buscar orientação do seu médico de família, que irá indicar instituições que podem ajudar com o tratamento. Os Centros de Atenção Psicossocial - CAPS são um exemplo de instituições do governo que auxiliam no tratamento das drogas.
Cinco dicas para lidar corretamente com um dependente químico em tratamento
5 formas de lidar com a recaída de álcool e drogas