Os pólipos colônicos são lesões pré-cancerosas, que devem ser precocemente diagnosticados e tratados de forma adequada 1. O adenoma intestinal é uma lesão benigna que apresenta um potencial de malignização para displasia grave e, posteriormente, para adenocarcinoma invasivo 2.
Pólipo colorretal inflamatório Estes pólipos podem acompanhar um surto de colite ulcerativa ou doença de Crohn do cólon. Embora os pólipos em si não sejam uma ameaça significativa, ter colite ulcerativa ou doença de Crohn aumenta o risco geral de câncer de cólon, após oito a 10 anos de evolução.
A causa de seu aparecimento parece estar ligada a fatores hormonais e genéticos. Muitas vezes, eles não apresentam sintomas. Em alguns casos podem causar sangramento fora do período menstrual (inclusive na menopausa) ou sangramento excessivo durante a menstruação.
Eles surgem quando há erros genéticos que iniciam o crescimento celular desordenado. Por essa razão, os pólipos podem evoluir para casos de câncer. Eles podem surgir qualquer região do intestino grosso e, geralmente, quanto maior for o pólipo, maiores as chances de desenvolvimento de câncer na região.
Olá. Sempre siga as orientações pós-operatórias do seu médico. Geralmente 10 a 15 dias são suficientes para retorno as relações sexuais. Converse com o seu médico.
Exame de Histeroscopia: como e quando é feito? O exame de Histeroscopia permite a visualização interna do útero através de um instrumento chamado histeroscópio, que é introduzido pela vagina e colo do útero. O aparelho possui uma câmera acoplada que filma e transmite as imagens em tempo real para um monitor de TV.