Geralmente é o atleta encarregado de desarmar as jogadas dos adversários, são atletas de excelente marcação. Hoje também são criadores de jogadas, com bom chute de longa distância.
É importante para o pivô saber o tempo certo de passar a bola para os seus companheiros. Hoje, o pivô têm que se preocupar com a marcação, pois é dele a primeira linha defensiva. Existem pivô de referência (mais parado na frente) e pivô de movimentação (deslocam-se pela quadra).
Existem 4 posições no Futsal: Guarda-Redes, Fixo, Ala e Pivô; Goleiro: é o último jogador de defesa e o único que pode segurar a bola com as mãos.
Em uma partida de Futsal, vence a equipe que tiver consignado maior número de gols. Sobre a contagem de gols, assinale a alternativa correta: a) Será válido o gol originado de qualquer arremesso de meta ou arremesso do goleiro com as mãos, quando a bola penetrar diretamente no gol adversário.
2 – Cartão amarelo: a penalização com cartão amarelo resulta em ponto para o adversário, além da perda da posse de bola, case esta estivesse de posse da equipe do atleta penalizado. 3 – Cartão vermelho: o atleta penalizado com cartão vermelho estará expulso do set em disputa, podendo voltar no set seguinte.
O cartão vermelho causa a suspensão automática do jogador expulso para o próximo jogo. Lembrando que o cartão vermelho pode ser aplicado diretamente dependendo da gravidade da infração ou após ser aplicado o segundo cartão amarelo na mesma partida.
Resposta:a penalização com cartão amarelo resulta em ponto para o adversário, além da perda da posse de bola, case esta estivesse de posse da equipe do atleta penalizado. 3 – Cartão vermelho: o atleta penalizado com cartão vermelho estará expulso do set em disputa, podendo voltar no set seguinte.
Falta grave: o cartão amarelo indica advertência. O segundo cartão amarelo de um jogador (ou o quarto da equipe) o tira da quadra por dois minutos (exclusão). Enquanto isso, não pode ser substituído.
O tiro de 7 metros deve ser arremessado sem barreira ou impedimentos, estando apenas o goleiro à frente do gol. No ato do arremesso, o atacante não pode retirar o pé do solo, nem ultrapassar a marca dos 7 metros. Caso alguma dessas faltas seja notada, o tiro é anulado e a posse da bola passa para o time defensor.
A medida visa impedir ações antidesportivas e a quebra do ritmo dos jogos. A Federação Internacional de handebol (IHF) também instituiu o cartão azul. ... Ele é desqualificado do jogo, mas pode retornar para o jogo seguinte caso não seja feito nenhum relatório sobre sua conduta.
"O cartão azul vem para punir o jogador e não prejudicar o time ou o espetáculo", disse o juiz Edmundo Lima Filho. "Em muitas partidas um time que está atuando melhor é prejudicado pela expulsão de um jogador. Com o cartão azul, apenas o jogador será punido.
Dessa forma, o jogador pode receber: Cartão amarelo: o atleta pode receber até dois na partida; Cartão vermelho: o jogador que recebe esse cartão é expulso da partida; 2 minutos: é uma advertência na qual penaliza o jogador pela falta e ele deve ficar fora da partida por 2 minutos.
O cartão amarelo indica uma advertência. No segundo cartão amarelo, o jogador deve deixar a quadra por dois minutos, depois dos quais poderá retornar ao jogo. Com três advertências, receberá um cartão vermelho que o desqualificará para aquela partida.
No handebol, as sanções disciplinares são advertência, exclusão, desqualificação e expulsão.
As seguintes são exemplos de tais condutas: a) lançar ou golpear a bola para longe, de maneira demonstrativa, depois de uma decisão dos árbitros; b) se um goleiro demonstrativamente se negar a defender um tiro de 7 metros; c) arremessar deliberadamente a bola em um jogador adversário durante uma interrupção de jogo.