O que é corrente AC e DC? As siglas AC e DC são provenientes das siglas da língua inglesa para alternating current e direct current e correspondem à corrente alternada (AC) e corrente contínua (DC), respectivamente. A principal diferença entre as correntes AC e DC é a direção em que os elétrons se movimentam.
Medição de corrente Alternada ou Contínua em Micro Amperes.
Solimar. Em sua maioria, os Multímetros digitais são separados para medir grandezas em corrente contínua (DC ou CC, cujo símbolo é um traço reto reto contínuo e outro paralelo e tracejado) e em corrente alternada (AC ou CA, cujo símbolo é um “til”).
Caso não saiba se uma tomada é 220v ou 110v, coloque o ponteiro do multímetro no valor mais alto de marcação de corrente alternada (ACV), no caso, 750v, e desça depois para 200v se ele apresentar valor próximo à 110v.
Como medir corrente elétrica
Conecte a ponta preta ao lado negativo da bateria e a vermelha ao outro lado. Mantenha as duas nessa posição para que o multímetro possa realizar a medição. Lembre-se de segurar os cabos de teste apenas pela área isolada ao realizar qualquer medição e de não tocar as pontas de metal.
Nas medições de tensão contínua, o multímetro mede a diferença de potencial entre as suas pontas, logo, se conectar as pontas de prova na polaridade errada (ponta de prova preta no positivo e ponta de prova vermelha no negativo) aparecerá um sinal de negativo no visor, indicando que está invertido.
As pontas de prova do multímetro devem ser ligadas em série com o circuito desligado, para isso faça um corte no condutor, para obter duas pontas, que podemos chamá-las de A e B. Coloque a ponta de prova vermelha na ponta A do condutor e a ponta de prova preta na ponta B do condutor e isole.
Se você for medir a tensão da bateria de um caminhão, que é de 24V em tensão contínua, você colocaria o seletor na escala 200V para obter o resultado. Veja mais exemplos: Medindo a tensão contínua de uma pilha de 1,5 Volts. Se colocarmos 2 pilhas em série teremos 3V.
Em matemática, a raiz do valor quadrático médio ou RMS (do inglês root mean square) ou valor eficaz é uma medida estatística da magnitude de uma quantidade variável. Pode calcular-se para uma série de valores discretos ou para uma função variável contínua. ... É um caso especial da potência média com o expoente p = 2.
Para calcular a tensão de pico da tensão RMS, a tensão RMS é multiplicada por 1,414. Para calcular a tensão máxima da tensão média, a tensão média é multiplicada por 1,57.
A tensão pico a pico é o valor da tensão desde o pico positivo até ao pico negativo. Na figura 7, a tensão pico a pico é de 20 volts. Para concluir, podemos dizer que a onda sinusoidal da figura 7 tem um valor de pico de 10 volts e uma tensão pico a pico de 20 volts.
Corrente de pico é uma corrente elétrica de maior intensidade em um dado período.
Valor Eficaz ou RMS O valor eficaz de um sinal (também denominado RMS) está relacionado com a potência em corrente continua. Ou seja, o valor eficaz é a medida ou a quantidade do sinal alternado que dissiparia a mesma potência em uma resistência alimentada por um sinal continuo (confuso não é mesmo?).
Os sinais senoidais são sinais repetitivos, ou seja, a cada intervalo de tempo de um ciclo (Tc na figura 1), o sinal retorna a condição inicial. Tc é definido como tempo de ciclo do sinal. Toda parte do sinal com tensão positiva é chamado de semiciclo positivo e toda parte com tensão negativa é o semiciclo negativo.
3) Valor médio de uma tensão senoidal O valor médio de uma tensão alternada senoidal será sempre zero em períodos inteiros da onda. A demonstração é vista abaixo, utilizando o exemplo da onda da rede de alimentação de 127V. Sendo a freqüência igual a 60 Hz, um período da onda será T=1/60 = 0,01667seg.
De acordo com o que estudamos, podemos concluir que há quatro maneiras de representarmos um sinal senoidal: através do gráfico da forma de onda, do diagrama fasorial, da expressão matemática trigonométrica e dos fasores.