O objetivo primordial do Programa de Humanização no Pré-natal e Nasci- mento (PHPN) é assegurar a melhoria do acesso, da cobertura e da qualidade do acompanhamento pré-natal, da assistência ao parto e puerpério às gestan- tes e ao recém-nascido, na perspectiva dos direitos de cidadania.
Receber com dignidade a mulher e o recém-nascido é uma obrigação das unidades. A adoção de práticas humanizadas e seguras implica a organização das rotinas, dos procedimentos e da estrutura física, bem como a incorporação de condutas acolhedoras e não-intervencionistas.
Toda mulher tem o direto ao planejamento reprodutivos e atenção humanizada à gravidez ao parto e ao puerpério (pós-parto), bem como as crianças têm o direito ao nascimento seguro e ao crescimento e desenvolvimento saudáveis. Assegurar esses direitos é o objetivo do Ministério da Saúde com a Rede Cegonha.
Hemoglobina e hematócrito (Hb/Ht): na primeira consulta. VDRL: na primeira consulta (repetir no terceiro trimestre). Glicemia de jejum: solicitar na primeira consulta de pré-natal (se normal, repetir na 20ª semana). EQU e urocultura: solicitar na primeira consulta (repetir na 30ª semana).
Exames de pré-natal: quais são e quando devem ser feitos?
No Brasil, a partir desse momento, o Ministério da Saúde recomenda que sejam realizadas no mínimo seis consultas (uma no primeiro trimestre da gravidez, duas no segundo e três no terceiro), Sendo ideal é que a primeira consulta aconteça no primeiro trimestre e que, até a 34ª semana, sejam realizadas consultas mensais.
Sorologias infecciosas para sífilis, rubéola, citomegalovírus (somente para grupo de risco), HIV, toxoplasmose IgM e IgG, hepatite B (HbsAg) e C; Urocultura + urina tipo I; Citopatológico de colo de útero (papanicolau), se for necessário; Exame da secreção vaginal (se houver indicação clínica);
Durante a consulta do pré-natal o enfermeiro ou o médico geralmente verificam:
Além da ultrassonografia, é fundamental realizar os exames de sangue e urina em laboratório no primeiro trimestre de gestação. O exame de urina vai determinar se há alguma infecção urinária, que se não for tratada pode induzir um parto prematuro.
Os exames do primeiro trimestre de gravidez devem ser feitos até a semana 13 de gestação e tem como objetivo avaliar a saúde da mulher e, assim, verificar se há risco da mãe passar alguma doença para o bebê....Exames do 1º trimestre de gestação
O primeiro ultrassom da gestação pode ser realizado já a partir da 5ª semana de gravidez, época em que já possível visualizar o saco gestacional, primeira estrutura identificável de uma gravidez. O saco gestacional costuma estar visível a partir de 4,5 semanas de gestação.
Na primeira consulta seu médico vai pedir uma bateria de exames, entre eles: hemograma completo, glicemia de jejum, tipagem sanguínea e determinação do fator Rh, sorologias para hepatite B, Sífilis, HIV, toxoplasmose, citomegalovírus, exame protoparasitológico de fezes, exame de urina e urocultura, colpocitologia ...
O ultrassom obstétrico é um exame de acompanhamento do desenvolvimento do bebê durante a gestação. Ele serve para auxiliar no diagnóstico de possíveis malformações fetais ou detectar a gestação de múltiplos.
Quais são os tipos de ultrassom da gravidez?
ULTRASSOM NA GRAVIDEZ: QUAIS OS PRINCIPAIS TIPOS?
Toda grávida deve realizar no mínimo 3 ultrassons durante a gestação, algumas vezes 4 se for realizado um ultrassom intravaginal logo no início da gravidez. Mas, cada gestação é diferente e é o obstetra quem deve indicar quantos exames são necessários.
Ela deve e tem direito a realizar todos os exames e deve fazer, pelo menos, três ultrassons durante o pré-natal, um a cada trimestre, mas além desses tem muitos outros”, acrescenta o obstetra.
4 - Fazer muitas ultrassonografias ao logo da gestação prejudicam o desenvolvimento do bebê? Não há impedimentos para realização da ultrassonografia na gestação. É considerado um método seguro sem efeitos colaterais importantes para o feto.
Essas ondas sonoras são ondas mecânicas com uma freqüência acima da faixa de audição humana. Logo, o uso frequente da ultrassonografia não faz nenhum mal à saúde e ao desenvolvimento do bebê.
É indicado porém que não exagere na quantidade de exame feitas, principalmente no primeiro trimestre, pois ultrassons são uma forma de energia e pode afetar o bebê (de uma forma que os estudos não conseguiram detectar).
A realização do ultrassom na gravidez tem objetivos específicos para cada fase e é comum que seja realizado pelo menos um exame a cada trimestre de gestação. Contudo, não há uma quantidade certa ou ideal de quantos devem ser feitos.
Pré-Natal – Qual o intervalo de um ultrassom para o outro? Não existem estudos científicos que definem ou entrem em consenso sobre a quantidade de exames de Ultrassom Pré-Natal que uma gestante deve realizar. Em muitos casos, o aconselhamento para um pré natal completo é de 5 ultrassons.
Mas isso é perfeitamente normal. O ultrassom nessa fase pode errar em até 15 dias para mais ou para menos. Entenderam? Por isso mesmo, o cálculo da Idade Gestacional de confiança deve ser feito sempre com base da Data da Última Menstruação e com o Ultrassom Obstétrico INICIAL.