Promover reuniões, discussões e debates com a população escolar e a comunidade no sentido de melhorar sempre mais o processo educativo; Estimular os professores a desenvolverem com entusiasmo suas atividades, procurando auxiliá-los na prevenção e na solução dos problemas que aparecem.
Entenda o que é a Liderança de Turma e sua Importância
Como desenvolver liderança nas empresas
Em uma democracia a decisão passa a ser descentralizada — e o mesmo acontece quando se trata da gestão escolar. ... Por isso, uma escola democrática delega as tarefas e as divide entre os participantes ativos das ações escolares. Assim, familiares, por exemplo, poderão tomar decisões e agir em conjunto com a escola.
Segundo especialistas, a elaboração do PPP deve contemplar:
Algumas características da gestão escolar democrática são o compartilhamento de decisões e informações, a preocupação com a qualidade da educação e com a relação custo-benefício, a transparência e fatores que são operacionalizados por instâncias colegiadas, tais como os conselhos escolares.
A gestão democrática pressupõe a participação efetiva dos vários segmentos da comunidade escolar – pais, professores, estudantes e funcionários – em todos os aspectos da organização da escola. ... Para que a gestão democrática aconteça é fundamental criar processos e instâncias deliberativas que a viabilizem.
A gestão democrática coloca em prática o espírito da Lei, por destacar a forma democrática com que a gestão dos sistemas e da escola deve ser desenvolvida. ... Participação das comunidades escolar e local em conselhos escolares ou equivalentes; (LDB–Art. 14).
Entende-se que a tarefa da gestão democrática e participativa na escola é contribuir para implementação das mudanças, ajudando a criar um clima favorável na comunidade que a cerca. ... Trata-se de um clima no qual cada um perceba que tem responsabilidades por suas ações e sentimentos.
Qual lei regulamenta os conselhos escolares? A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), em seu artigo 14, estabelece que cada sistema de ensino deve definir suas próprias normas de gestão democrática do ensino público, de acordo com suas peculiaridades.
Cabe ao conselho zelar pela manutenção da escola e monitorar as ações dos dirigentes escolares a fim de assegurar a qualidade do ensino. Eles têm funções deliberativas, consultivas e mobilizadoras, fundamentais para a gestão democrática das escolas públicas.
Instâncias colegiadas >> Conselho de classe É o momento em que professores, equipe pedagógica e direção se reúnem para discutir, avaliar as ações educacionais e indicar alternativas que busquem garantir a efetivação do processo de ensino e aprendizagem dos estudantes.
Seu grande objetivo é promover o bem-estar e a eficácia de toda a comunidade escolar, a fim de melhorar o aprendizado dos alunos por meio do desenvolvimento, da revisão e da avaliação dos programas de melhoria e orçamentos escolares.
Nesse sentido, as principais questões discutidas no conselho de classe são:
Conselho de Classe é uma reunião avaliativa em que diversos especialistas envolvidos no processo ensino-aprendizagem discutem acerca da aprendizagem dos alunos, o desempenho dos docentes, os resultados das estratégias de ensino empregadas, a adequação da organização curricular e outros aspectos referentes a esse ...
O modelo eficiente deve contemplar como já foi dito anteriormente as seguintes questões a serem discutidas no Conselho de Classe:
1. O que é o conselho de classe. O conselho de classe consiste em uma reunião realizada regularmente — a cada bimestre, trimestre ou semestre, por exemplo — entre os professores, os coordenadores pedagógicos e os diretores da escola.
PRÉ-CONSELHO: O professor conselheiro repassa as informações e as fichas para o pedagogo, para que seja feita a tabulação. Todos os professores da turma deverão entregar o canhoto de notas para secretaria ou pedagogo uma semana antes do Conselho de Classe.
O Pré-Conselho de Classe das turmas do Programa de Correção de Fluxo do 6º ao 9º ano é um momento muito importante para avaliar o processo ensino aprendizagem quanto a gestão da sala de aula do docente e o desempenho escolar dos alunos, bem como propor novas estratégias de trabalho.