São cinco as zonas climáticas da terra – zona tropical ou inter tropical: esta localizada entre o trópico de câncer e o trópico de capricórnio. É a região mais quente da terra. – zona temperada do norte: entre o trópico de câncer e o circulo polar ártico.
Conheça os locais mais quentes e mais frios do planeta
Com a intenção de identificar as regiões que apresentam semelhanças na incidência dos raios solares, o globo terrestre foi dividido em cinco Zonas Climáticas ou Zonas Térmicas. Para isso utilizamos as linhas imaginárias (paralelos) que dividem a Terra em: zonas polares, temperadas e intertropical.
Para facilitar a classificação dos climas e a sua localização no globo terrestre , o homem estabeleceu as zonas térmicas, que são cinco: zonas polares (norte e sul), zonas temperadas (norte e sul) e zona intertropical. Zonas polares: essas se localizam entre os círculos polares (norte e sul) e os pólos (norte e sul).
Zonas tropicais
A maior parte do território brasileiro situa-se na zona tropical, daí por porque o Brasil, em geral, predominam temperaturas elevadas. É bom saber. A importância dos trópicos e dos círculos polares, deve se ao fato de eles servir de limites para as chamadas zona da terra.
Zona Intertropical
O globo terrestre está classificado em cinco zonas térmicas, as principais são: zona tropical ou intertropical, zonas temperadas e zonas polares. A Terra realiza vários movimentos, um deles é o de rotação, durante o qual gira em torno de si mesma e por isso toda face da Terra recebe luz solar.
Na Zona Temperada estão localizadas uma parte bem pequena ao Sul do Mato Grosso do Sul, uma parte de São Paulo a maior parte do Paraná, e os estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Na Zona Tropical estão todas a maior parte de Mato Grosso do Sul, parte de São Paulo, além de todos os outros estados do Brasil.
Já o Clima Temperado Continental é aquele que infere sobre as regiões no interior dos continentes. Nesses locais a amplitude térmica é alta e as chuvas são mais escassas. Além disso, o verão é quente e inverno muito mais frio. O clima temperado continental é comum na América do Norte, algumas regiões da Europa e Ásia.
O clima mediterrâneo é encontrado no sul da Europa, em áreas do extremo norte e sul do continente africano, além da Austrália e dos Estados Unidos. O clima mediterrâneo é encontrado em diversas regiões do globo.
Como apresenta intensa variação de temperatura e a presença de neves que nunca derretem, é comum nas regiões dos Alpes (Europa), Montanhas Rochosas (Estados Unidos), Cordilheira dos Andes (América do Sul), Cáucaso (sudeste da Europa) e Himalaia (Ásia).
O clima mediterrâneo é marcado por verões quentes, secos e suaves, com temperaturas acima da média. Já o Inverno é chuvoso. A quantidade de chuvas é baixa e 65% ocorrem entre o Inverno e a metade do ano.
O clima mediterrâneo ocorre ao norte e sul da África e sul da Europa. ... Esse clima sofre as influências do mar, tendo um verão quente e seco e invernos com temperaturas amenas e a ocorrência chuvas, que ocorrem por volta de três a quatro meses, mas que possui uma pluviosidade baixa, por volta de 500 mm anuais.
O clima desértico está presente em quase todos os continentes. A maior parte das regiões que possuem esse tipo climático está na zona intertropical, ou seja, nas latitudes médias e baixas, entre o Trópico de Capricórnio e o Trópico de Câncer. Ásia – A península arábica é quase toda tomada pelo deserto da Arábia.
Na América do Norte há uma ampla área de clima semiárido no centro-oeste dos Estados Unidos. Igualmente na porção centro-sul da América do Sul, na Argentina, encontramos uma grande área desse tipo climático, com regiões recobertas por estepes.
Os desertos quentes ocorrem na América do Norte, Austrália, Ásia e África. Eles apresentam períodos úmidos e quentes e alguns podem passar anos sem chuvas. Entre os exemplos estão o deserto do Saara e do Atacama. Os desertos frios localizam-se na região central dos continentes da Ásia e América do Norte.