PERÍODO DE APURAÇÃO. No âmbito tributário, o denominado "Período de Apuração" refere-se ao lapso temporal (diário, semanal, decendial, quinzenal, mensal, trimestral, anual ou outro período) que o tributo é apurado.
Se quer ter acesso ao documento pelo portal, veja o passo a passo que fizemos:
Assim, no DARF deverá ser informado como período de apuração o último dia de cada mês em que se está apurando as referidas contribuições. Nome e telefone do contribuinte. Data da ocorrência ou do encerramento do período-base, no formato DD/MM/AA. Número de inscrição no CPF ou CGC.
O pagamento de DARF e DARF-Simples com código de barras pode ser realizado desde dezembro de 2001, com uso do aplicativo SICALC Auto-Atendimento, obtido por meio de download na página da SRF na Internet, no link "Pagamentos"/"SICALC - Cálculo e preenchimento de DARF".
O imposto será determinado com base no lucro real, presumido ou arbitrado, por períodos de apuração trimestrais, encerrados nos dias 31 de março, 30 de junho, 30 de setembro e 31 de dezembro de cada ano-calendário. À opção do contribuinte, o lucro real também pode ser apurado por período anual.
O DARF pode ser entendido como uma forma de garantir que os devidos valores, cobrados por meio de impostos, sejam repassados diretamente aos cofres públicos. Os principais tributos recolhidos por meio do DARF são: Imposto de Renda de Pessoa Jurídica (IRPJ); Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF);
Existem dois tipos de DARF que estão em vigor no Brasil, desde 1º de abril de 1997: DARF Simples e DARF Comum.
O objetivo principal do DARF é coletar os tributos a serem pagos por pessoas físicas ou empresas. Para os negócios, é comum emitir e pagar essa guia. No entanto, ela também é importante para os investidores. No caso da renda fixa, a cobrança de IR costuma ser feita diretamente na fonte.
Precisa emitir um DARF quem tem tributos federais para pagar. É o caso, por exemplo, de quem possui imóveis alugados — a renda vinda dos aluguéis está sujeita a Imposto de Renda. No caso dos investidores, quem negocia na bolsa de valores também pode ter de emitir mensalmente um DARF para quitar o imposto devido.
Assim que transmitir a declaração em atraso, o contribuinte receberá a Notificação de Lançamento da multa e depois, deverá imprimir o Darf para pagamento. ... Mas se a multa não for paga até o vencimento, haverá incidência de juros de mora com base na taxa Selic.
Sobre qualquer venda de FII com lucro, será necessário o pagamento de DARF. A alíquota a ser utilizada neste caso é de 20% sobre os lucros do período, não importando o tipo de operação (day trade ou swing trade).
R$ 10,00
No caso de ter pago um valor menor que o devido, basta fazer um DARF complementar com os mesmos dados de identificação do primeiro, informando nos valores somente a diferença. Somando-se os dois DARFs, os valores recolhidos no mês estarão corretos.
Qual é a diferença entre DARF Simples e DARF Comum? O DARF Simples entrou em vigor em 1997. ... Já o DARF Comum ainda é muito utilizado para o recolhimento de cada tributo separadamente, principalmente no caso de Imposto de Renda retido na fonte.
É o documento de arrecadação gerado pelo Sistema Ambiente de Pagamentos no qual o contribuinte recolhe tributos e demais receitas públicas estaduais. O DARE-SP está progressivamente substituindo receitas atualmente recolhidas na Guia de Arrecadação de Receitas Estaduais – GARE - SP.
Solicite a conversão de pagamento realizado em Guia da Previdência Social (GPS) que deveria ter sido pago através de Documento de Arrecadação de Receitas Federais (DARF), ou o inverso.
O DARF é uma guia que serve para arrecadar os impostos, contribuições e taxas que estão embutidas nas operações financeiras. Este documento é um dos principais instrumentos de recolhimento de tributos à Receita Federal. Portanto, seu uso é obrigatório no dia a dia de pessoas físicas e empresas.
Deste modo, o objetivo do DARF de Carnê-Leão é recolher mensalmente os impostos sobre as operações nas quais não há “controle” em relação à fonte pagadora. O imposto, por sua vez, é calculado mediante a tabela progressiva, portanto, quem receber acima de R$1.
A outra forma é através do aplicativo da Receita Federal “Meu Imposto de Renda”. Neste ambiente, será preciso acessar a aba “Serviço Pagamento” e, logo em seguida, “Consultar Débitos”, “Emitir DARF” e “Alterar Quotas”. Depois disso, clique em “Impressão” e emita seu documento novo.
Novidades da DIRPF 2019: A impressão do Darf de todas as quotas do Imposto de Renda Pessoa Física pode ser realizada dentro do Programa IRPF 2019 na opção Declaração > Imprimir > Darf, calculando os valores de juros Selic para o respectivo vencimento.
Emissão de Darf
Emissão de Darf
No site da Receita http://servicos.receita.fazenda.gov.br/Servicos/sicalcweb/default.asp?TipTributo=1&FormaPagto=1 já consta o codigo 5827 para gerar o DARF.