Permacultura é a utilização de uma forma sistêmica de pensar e conceber princípios ecológicos que podem ser usados para projetar, criar, gerir e melhorar todos os esforços realizados por indivíduos, famílias e comunidades no sentido de um futuro sustentável.
Originalmente, a permacultura foi concebida como um método de agricultura permanente no fim dos anos 1970. O termo, cunhado pelos cientistas australianos Bill Mollison e David Holmgren em 1974, nasceu da contração, do inglês Permanent (permanente) mais Culture (cultura ou cultivo): Permaculture.
A Permacultura busca rejuvenescer amplamente o ecossistema, reproduzir suas cadeias alimentares e níveis tróficos mais naturais, manter e investir em seus clímax florestais, introduzindo parâmetros de maior cultivo e maior integração de espécies com um maior valor e aproveitamento econômico, energético e alimentar, e ...
A permacultura é a base de diversas ecovilas, um assentamento humano sustentável que integra as atividades sociais, promovendo moradia, sustento, produção, lazer e vida social em um único local, sem que estas atividades sejam nocivas à natureza.
Por se tratar de um círculo, o formato garante economia de gasto energético, já que durante o manuseio você não retorna ao mesmo ponto; O modelo também permite aproveitamento maior da irrigação e economiza água; A forma de mandala cria vários microclimas em um mesmo canteiro; A sua instalação é simples e barata.
H) Qual deles estão mais relacionados à produção sustentável de alimento? > Agricultura orgânica; agricultura comercial; agricultura familiar; integração lavoura-pecuária-floresta; permacultura.