Os ligamentos alares e a membrana tectória ligam o axis ao osso occipital e ao assoalho da cavidade craniana, respectivamente. Evitam a rotação excessiva das articulações atlanto-axiais. O crânio, o atlas e o axis estão interligados pelo ligamento cruciforme do atlas.
Essas duas articulações são sinoviais, sendo a primeira responsável pelo movimento de rotação da cabeça (articulação sinovial em pivô/trocóidea) e a segunda ajuda na flexão (sinovial de deslizamento/plana). ... A articulação superior do atlas é com os côndilos occiptais, que ajuda na flexão/extensão.
Entre as vértebras da coluna estão regiões finas de cartilagem conhecidas como os discos intervertebrais. Os discos intervertebrais são feitos de uma casca externa conhecida como anel fibroso e uma região macia, conhecida como o núcleo pulposo, que fica no centro.
Esse conjunto de vértebras é dividido em quatro regiões, que são: – cervical (pescoço), com sete vértebras; – torácica (tronco), com doze vértebras; – lombar (região da cintura), com cinco vértebras; – sacro (região do quadril), com cinco vértebras fundidas; O cóccix (ponta final da coluna) tem de quatro a cinco ...
Em sua estrutura, a coluna vertebral apresenta curvaturas consideradas fisiológicas, a saber: Lordose/cervical (convexa ventralmente); Cifose/torácica (côncava ventralmente); Lordose/lombar (convexa ventralmente); Cifose/pélvica (côncava ventralmente).