As placas de eps para construção civil são blocos de poliestireno expandido, também chamado de isopor de baixa densidade, empregados em obras e reformas no desenvolvimento de lajes, sancas e molduras, telhas e painéis monolíticos, forros, e subsídios para isolamento térmico e acústico.
O uso de placas de isopor (EPS) em estofados e colchões resulta em diversas vantagens. Com excelente custo-benefício, as placas de isopor (EPS) possuem a resistência à compressão necessária para oferecer suporte estrutural e longevidade ao sofá ou colchão.
O QUE É EPS? EPS é a sigla internacional do Poliestireno Expandido. Foi descoberto na Alemanha em 1949 pelos químicos Fritz Stasny e Karl Buchholz. No Brasil é popularmente conhecido como Isopor®, marca registrada da empresa Knauf Isopor.
As placas de EPS Isopor® podem ser colocadas diretamente na parede com cola de contato. Dessa forma, você evita a proliferação de fungos e bactérias, elimina o mofo e a umidade, cria um ambiente mais agradável e diminui o custo com climatização!
Para a colagem, uma boa cola de contato é ideal, mas fita dupla face também possibilita ótimos resultados, já que o EPS Isopor® é bem leve; Assente as placas de EPS Isopor®.
Se a sua intenção é ter uma cobertura completa do material, a tinta spray é uma ótima opção de como pintar o EPS Isopor®. Isso porque esse tipo de tinta, como a tinta acrílica, tem também certo teor de verniz; além disso, a aplicação não poderia ser mais prática.
Verniz Brilhante e Fosco - Materiais Com brilho 1 copo de cola de isopor 1 copo de Álcool Fosco 1 copo de cola de isopor 2 copos de álcool.
Sele o isopor caso tenha que usar tinta que não se fixe bem. Utilize um selante comum, como cola Mod Podge, ou algum que seja específico para o isopor. Aplique o selante usando um pincel de espuma ou um outro regular e deixe secar completamente antes de pintar o isopor.
Usei cola transparente para isopor da Pritt (Hobby). Passe a cola, posicione e segure por alguns segundos até grudar. Nas emendas usei palito de dente pra ajudar a segurar uma barra. Depois disso é só passar massa corrida, lixar e retocar com tinta os cantos e emendas feitas pra ficar acabamento perfeito.
A alternativa mais rápida e econòmica consiste em aplicar o isopor diretamente na telha pelo lado interno do telhado utilizando a ISOCOLA da Isomil. Outra alternativa é aplicar-se o isopor sobre o telhado existente e sobre o isopor outra telha fazendo-se a fixação através de parafusos.
cola Polfix
Lixa d'água é a unica que se usa em isopor. Lixe com bastante água. Jamais lixe a seco com qualquer outra lixa, o pó do isopor é puro veneno para o pulmão.
Método 3 de 3: Preparando massinha sem utilizar bórax
Reciclar o isopor é possível
Como Trabalhar com o Isopor Para pintar você deverá escolher tintas próprias para cada material podendo ser tinta acrílica, guache, látex, massa acrílica, verniz entre outras. Nos casos em que for parafinar o trabalho use parafina com uma temperatura máxima de 75°C.
Com tudo preparado, aplique uma camada fina de argamassa no local e no verso da moldura; Posicione as peças sempre da ponta para o centro e fixe-as com dois pregos a cada um 1 metro. É importante que os remendos sejam feitos na parte do meio e não das laterais, recebendo uma camada fina de rejunte com uma espátula.
Geralmente, usa-se para o reboco de teto, se for fazer em uma caixa de mistura, usando o carrinho de medida, quatro medidas de areia para uma de cimento. Em seguida, espalhe o cimento sobre a areia e depois misture bem até o cimento se confundir com a areia. Logo após, jogue água e mexa bem, usando uma enxada.
Quando o chapisco estiver bem seco – cerca de três dias depois da sua aplicação – o teto já está pronto para o reboco. Com a ajuda do andaime, posicione-se bem próximo da superfície e, com a colher, aplique a massa no teto.