Objetivos (Gerais e Específicos) OBJETIVO GERAL A disciplina Biologia Celular e Molecular tem como principal objetivo a aquisição de conhecimentos historicamente acumulados, atitudes e aptidões e sua integração e aplicação nas áreas específicas da saúde, gerando conhecimento a fim de fundamentalizar as práticas de ...
A biologia celular é de fundamental importância para a compreensão dos processos biológicos básicos que participam da composição e do funcionamento dos seres vivos, mas seu ensino em sala de aula costuma privilegiar a nomenclatura das estruturas e os fenômenos celulares no lugar dos seus significados e da ...
O estudo da Biologia é extremamente importante, pois, ao compreendermos o funcionamento dos seres vivos, podemos entender, por exemplo, como evitar e prevenir doenças. Podemos também fazer previsões sobre o impacto do ser humano sobre as outras espécies do planeta e mesmo como sua ação impacta sua própria vida.
A célula é a menor parte dos seres vivos com forma e função definidas. Por essa razão, afirmamos que a célula é a unidade estrutural dos seres vivos. ... Além disso, ela tem todo o "material" necessário para realizar as funções de um ser vivo, como nutrição, produção de energia e reprodução.
O glicocálix apresenta diversas funções: Proteção contra danos físicos e químicos; Reconhecimento e adesão celular: o glicocálix participa do reconhecimento de uma célula por outra, distinguindo-a de outros tipos celulares, e promove a união entre elas.
O glicocálix (do grego glykys = açúcar, e do latim = calyx = envoltório), é um revestimento formado por uma camada frouxa de moléculas glicídicas, lipídicas e proteicas entrelaçadas, situadas externamente à membrana plasmática de células animais e de alguns protozoários.
Bactérias fitopatogênicas são microrganismos unicelulares, microscópicos, normalmente habitantes do solo, da água e do ar (sobre vegetais e animais), que desenvolveram a capacidade de penetrar e colonizar os tecidos vegetais, causando desequilíbrio às células e aos tecidos das plantas, provocando, assim, a manifestação ...
A principal função das fimbrias (que também são chamadas pili ou microfibrilas) presentes na estrutura bacteriana é, dependendo da espécie, realizar a troca de ácido desoxirribonucleico (ADN) em processos de parassexualidade, em poucas palavras é como se transportassem o material genético – aqui ocorre na estrutura ...
As fímbrias comuns são curtas, finas e rígidas, e têm função de dar a aderência para a bactéria em sua locomoção e temos tambem as fímbrias sexuais que são maiores e servem de canais para a transferência unidirecional de DNA entre células bacterianas no processo de conjugação.
Resposta. Os pili são microfibrilas proteicas que se estendem da parede celular em muitas espécies Gram-negativas. Fímbrias são apêndices filamentos presentes em bactérias.
Pode-se dizer que as estruturas chamadas de ''pili'' podem ser definidas como microfibrilas de caráter proteico, que se ultrapassam a parede celular em muitas espécies de bactérias Gram-negativas. --> atuam na patogênese.
Endósporo é uma estrutura dormente, dura, e não reprodutiva produzida por um número pequeno de bactérias do grupo Firmicutes. A função primária da maioria dos endósporos é garantir a sobrevivência da bactéria por períodos de estresse ambiental.
São constituídas de polissacarídeos ou proteínas. As fímbrias, também chamadas de pili, são composições formadas por filamentos, onde estão ligadas à função de aderência, e conjugação, pois transportam material genético. Os flagelos são composições filiformes utilizados na mobilidade da bactéria.