São fenômenos capilares que resultam da tensão superficial da água e de seu ângulo de contato com as partículas sólidas. O potencial matricial está diretamente ligado à umidade, quanto mais úmido o solo, maior será o seu potencial. Segundo REICHARDT (1985, p.
O PMP é o teor de umidade no qual a planta não consegue mais retirar água do solo. Já a CC é a capacidade máxima do solo em reter água, acima da qual ocorrem perdas por percolação de água no perfil ou por escorrimento superficial. Estes dois fatores são variáveis de acordo com a classe do solo.
Infiltração é o processo de passagem da água pela superfície do solo. Percolação é o avanço descendente da água na zona não saturada. Infiltração é o processo de passagem da água pela superfície do solo.
Fatores que interferem na infiltração
No entanto, se a intensidade da chuva é maior que a capacidade de absorção do solo, verifica-se a formação de fluxo superficial hortoniano. Nesse caso, pode provocar o surgimento de pequenas fendas, que com a intensificação do escoamento pode evoluir para um sulco, ravina ou voçoroca.
Para a determinação da velocidade de infiltração da água foi utilizado o método do Infiltrômetro de Anel, que é um equipamento composto por dois anéis (50 e 25 cm de diâmetro e 30 cm de altura) que são cravados no solo.
A infiltração é o nome dado ao processo pelo qual a água atravessa a superfície do solo. É um processo de grande importância prática, pois afeta diretamente o escoamento superficial, que é o componente do ciclo hidrólogico responsável pelos processos de erosão e inundações.
A infiltração de água é o processo pelo qual ocorre a entrada de água no solo através da sua superfície. A entrada de água no solo decresce com o tempo, dependendo do umedecimento do perfil, e assume um valor constante denominado velocidade de infiltração básica (VIB).
A água da chuva se infiltra no solo, de que pode ser utilizada pelas plantas para a transpiração, além disso, retorna para a atmosfera através de evaporação a partir da superfície do solo e outro se infiltração suficiente pode passar abaixo da zona radical como lençol freático.
O ciclo da água, também chamado de ciclo hidrológico, ocorre por meio das mudanças dos estados físicos e da movimentação da água pelos seres vivos e pelo meio ambiente. Esse ciclo depende diretamente da energia solar, dos movimentos de rotação da Terra e, até mesmo, da gravidade.
Escorrência superficial ou escoamento superficial é a terminologia usada em hidrologia que define o fluxo de água que ocorre na superfície do solo quando este se encontra saturado de umidade. ... Quando a chuva atinge a superfície terrestre parte da água se infiltra no solo e a quantidade de excedente escoa na superfície.
Pra garantir o escoamento rápido da água, um terreno de 20 m de comprimento, por exemplo, precisa ter no fundo pelo menos 20 cm a mais que a altura da calçada. Você pode até aterrar o terreno, mas tem que tomar cuidado, se você perceber que a casa vai ficar mais baixa do que o terreno, não vai dar certo.