O pH da pele não é neutro O pH de uma pele saudável é levemente ácido. De modo geral, ele fica entre 4,5 e 5,5. Esta faixa é chamada “pH fisiológico”. Se o pH sobe para alcalino ou cai para muito ácido, o equilíbrio natural da pele fica comprometido.
Enquanto camadas mais internas da epiderme possuem pH 7,0 (neutro), o estrato córneo possui pH ácido. O valor exato do pH da pele varia de estudo para estudo. Os produtos cosméticos normalmente assumem que o pH fisiológico está entre 5,0 – 6,0.
A alcalose é uma excessiva alcalinidade sanguínea provocada por um excesso de bicarbonato no sangue ou pela perda de ácido no sangue (alcalose metabólica) ou por um baixo nível de dióxido de carbono no sangue decorrente de respiração rápida ou profunda (alcalose respiratória).
Veja as melhores fontes alcalinizantes para sua alimentação!
O suco gástrico é formado basicamente por água, ácido clorídrico e enzimas digestivas. Seu pH varia entre 1,5 e 2, mas em indivíduos com gastrite ele fica ainda mais ácido. O pH é a escala que determina a acidez e vai de 0 a 14, em que 0 é o mais ácido e 14 o mais alcalino.