As festas juninas surgiram nos países europeus católicos e eram chamadas de “joaninas”, em homenagem a um santo católico, São João. Elas foram trazidas para o Brasil no período colonial, pelos portugueses. ... Apesar de todo o Brasil comemorar as festas juninas, é na Região Nordeste que elas são mais difundidas.
Origem. As festas juninas tiveram origem na Europa e eram vinculadas a celebrações pagãs, que marcavam o solstício de verão e a época da colheita.
O começo da festa junina ao Brasil remonta ao século XVI. As festas juninas eram tradições bastante populares na Península Ibérica (Portugal e Espanha) e, por isso, foram trazidas para cá pelos portugueses durante a colonização, assim como muitas outras tradições.
Correio Elegante é uma brincadeira típica de festas juninas em que uma pessoa envia um bilhetinho para ser entregue a uma outra pessoa.
Resposta. Explicação: As festas juninas surgiram nos países europeus católicos e eram chamadas de “joaninas”, em homenagem a um santo católico, São João. ... A princípio, comemorava-se apenas a festa de São João, depois, como os dias de São Pedro e Santo Antônio aconteciam no mesmo mês, foram incorporados às festas juninas ...
O Dia de São João é comemorado anualmente em 24 de junho. São João é conhecido como o "Santo Festeiro”, e nesse dia são realizadas muitas festas conhecidas popularmente como Festas Juninas, comemorações marcadas por danças, pratos típicos e brincadeiras.
A festividade foi trazida pelos nossos colonizadores portugueses, durante o século XVI. No passado, ela tinha um conceito religioso em homenagem aos santos católicos Santo Antônio e São João, mas segundo historiadores, sua origem é pagã.
As festas juninas são comemoradas durante todo o mês, de 1 a 30 de junho, em honra a três santos populares: Santo Antônio, São João e São Pedro.
dia 12 de junho
As Festas Juninas antigamente eram bem diferentes das de hoje, eram mais tradicionais tanto na comida como nas brincadeiras. Explicação: as roupas eram bem coloridas, com ombreiras balonê, algumas roupas feitas ate na mão.
Pular fogueira" é uma expressão popular que significa sair de uma situação complicada. Assim, que nesse São João e durante todo ano, pulemos as fogueiras dos obstáculos e alcancemos nossos objetivos.
Conta à lenda que João Batista, aquele que batizou o primo Jesus Cristo, teve uma fogueira acesa em seu louvor. Existe outra versão de que, quando João Batista nasceu, sua mãe, Santa Isabel, mandou acender uma fogueira em frente da casa, com a finalidade de avisar para sua prima, Maria, o nascimento do Filho Divino.