Apesar de poder causar preocupação, o surgimento de urina preta é na maioria das vezes causada por alterações pouco graves, como a ingestão de alguns alimentos ou o uso de novos medicamentos receitados pelo médico.
A urina turva é comum e normalmente acontece devido à grande quantidade e muco na urina, o que pode ser devido à contaminação da amostra, desidratação ou uso de suplementos.
Concluindo: A doença da urina preta derivada do consumo do peixe arambaiana capturado no Nordeste do Brasil, ainda não tem uma causa clara, sendo considerada uma doença rara. Mas a pesquisa continua.
O que é Síndrome de Haff? A doença é causada pela ingestão de pescado contaminado por uma toxina que degrada os músculos e causa necrose. A síndrome está associada ao consumo de peixes como arabaiana, conhecido como olho de boi, e badejo.
A doença causa a ruptura de células musculares e causa dor e rigidez nos músculos e no tórax. Ela também pode causar falta de ar e perda de força e mudar a cor da urina para uma tonalidade escura; por este motivo é chamada de “doença da urina preta”.
A amônia (proveniente das células) e a bilirrubina (originada no romper da hemoglobina) são substâncias indesejáveis em nosso corpo, daí mais uma tarefa para nossos filtros, os rins, que se encarregam de converter a amônia em ureia e a bilirrubina em urobilinogênios. Esses últimos dão a cor amarela à nossa urina.
Amarelo claro, por sua vez, é a cor da urina normal. A coloração amarela forte ou alaranjada pode ser apenas porque está faltando líquidos no organismo, mas pode significar que outras coisas estejam acontecendo.
Após as atividades físicas muito intensas, é comum que haja mais quebra de substâncias nitrogenadas, liberando mais nitrogênio na corrente sanguínea, o sangue vai para os rins onde é filtrado e todo o nitrogênio, na forma de ureia diluída em líquidos, torna-se urina, e pela elevação da ureia e diminuição dos líquidos, ...
Resposta: a realização de esforço físico ou nenhuma produção de urina. Os sinais laboratoriais que ajudam a confirmar o caso são a presença de mioglobina na urina e uma concentração sérica de creatina-quinase (CPK) em valores muito altos (geralmente superiores a 10.
1) (UFRJ) Quando se faz um esforço físico prolongado ou quando a temperatura ambiente está alta, a sudorese (produção de suor) ajuda a baixar a temperatura do corpo. Nestas circunstâncias, é comum a urina se tornar mais concentrada.
A urina apresenta um odor característico que é causado pela presença de uma substância chamada ureia. Quanto maior for a concentração de ureia, mais forte será o cheiro da urina. Na imensa maioria dos casos, uma urina mal cheirosa indica uma urina com menos quantidade de água para diluir a ureia.