Pensar no objeto social é uma forma de planejar e organizar o seu negócio. Podemos dizer que o objeto social é alma do seu contrato. É nele que vai constar o seu propósito como empresa, que atividades vão ser realizadas – enfim o que você pretende executar.
Acima de tudo, podemos definir o objeto social como o coração do contrato da empresa. Visto que no objeto social deve-se determinar o que se pretende executar como atividade econômica. Ou seja, qual a atividade que vai gerar receitas e ser o objeto de lucro da empresa.
O objeto social é o coração do contrato da empresa. No objeto social determina-se o que a empresa pretende executar como atividade econômica para geração de receitas ao negócio. Em resumo, o que fará para ganhar dinheiro. ... O objeto começa com o termo “comércio”.
O objeto social é o objetivo da sociedade, a finalidade de sua existência. ... O objeto social corresponde às atividades econômicas que serão exercidas pela sociedade, de produção e/ou circulação de bens e/ou de serviços específicos, através das quais o lucro poderá ser alcançado.
O contrato social, deve refletir a convenção estabelecida entre aquelas pessoas que se associam de forma a constituir, regular ou extinguir entre elas uma relação jurídica. Em outras palavras, o contrato social é a ferramenta hábil a proteger a empresa das relações existentes entre ela, seus sócios e terceiros.
A respeito das sociedades limitadas, o Código Civil de 2002 passou a regê-las, pois até então este tipo de sociedade era regulamentado pelo Decreto n. ... A principal regra da sociedade limitada é que a responsabilidade de cada sócio é restrita ao valor de suas quotas.
A Sociedade Limitada e suas Vantagens Constituída por pelo menos dois sócios, a legislação não estipula um limite máximo de sócios. Outra vantagem é que a constituição de uma sociedade limitada se dá por meio do contrato social, celebrado entre os sócios. ... A sociedade limitada protege o patrimônio pessoal de cada sócio.
De acordo com o art. 1052 do Código Civil Brasileiro, todos os sócios são responsáveis pela integralização do capital social, tal responsabilidade tem caráter solidário, pois compete a cada membro da sociedade a integralização total do capital social.
De acordo com o artigo 1.
Desse modo, e nos termos do dispositivo supratranscrito, em regra, os sócios não são responsáveis pelas dívidas sociais das sociedades limitadas, respondendo apenas pelo valor das quotas com que se comprometem no contrato social. É esse o limite de sua responsabilidade.
2 Exceções à Responsabilidade Limitada dos Sócios: a Desconsideração da Personalidade Jurídica - Art. 50 do CC; 2.
A responsabilidade dos administradores é portanto civil ou seja responde por perdas e danos. O artigo 1.
Na sociedade limitada, a responsabilidade de cada sócio é restrita ao valor de suas quotas, mas todos respondem solidariamente pela integralização do capital social (Artigo 1.
Artigo 1.
Regras Gerais da Responsabilidade Limitada. Isso significa que, em regra geral, se integralizado totalmente o capital social da empresa, o sócio não terá responsabilidade perante terceiros (ou seja, responde só pelo valor de suas cotas, as quais já foram integralizadas, pagas à sociedade).
Como visto, os sócios só respondem diretamente pelas dívidas e obrigações da empresa quando ela é de responsabilidade ilimitada, como acontece nos formatos MEI e Empresa Individual. ... Em alguns casos, a personalidade jurídica da sociedade será desconsiderada e os bens pessoais dos sócios responderão pelos débitos.
O Código Civil estabelece que a sociedade limitada seja administrada por uma ou mais pessoas designadas no contrato social ou em ato separado. A Doutrina assevera que a administração da sociedade limitada compete aos sócios que forem designados como gerentes pelo contrato social.
A responsabilidade do sócio é restrita ao capital social da empresa. A sociedade limitada pode ser constituída por uma ou mais pessoas. A empresa responde solidariamente pela omissão na integralização do capital social. Quando houver mais de um sócio, as cotas deverão ser divididas de forma igual entre eles.
Sobre sociedade limitada, é CORRETO afirmar que a companhia terá o capital dividido em ações, e a responsabilidade dos acionistas será sempre ilimitada. na sociedade limitada, a responsabilidade de cada sócio é restrita ao valor de suas quotas, mas todos respondem, solidariamente, pela integralização do capital social.
A Na sociedade limitada, apenas os sócios poderão ser designados administradores. B O administrador que não tomar posse em até dez dias da sua designação, terá o ato revogado. ... E A designação do administrador da sociedade limitada poderá constar no contrato social ou em ato separado.
Como sociedades não-personificadas, as sociedades limitada e anônima distinguem-se no que diz respeito ao risco, ao limite de responsabilidade de seus sócios, pois, nas limitadas, a perda do sócio se restringe ao capital que subscreveu, ao passo que, nas anônimas, essa perda pode atingir o valor até o preço de emissão ...
nas sociedades em comandita simples, os sócios comanditários são responsáveis solidária e ilimitadamente pelas obrigações sociais. nas sociedades limitadas, a responsabilidade de cada quotista é limitada ao valor de suas quotas, mas todos respondem solidariamente pela integralização do capital social.
Além das Sociedades Limitadas e EIRELIS temos nas Sociedades Anônimas regidas pela lei 6.
1.
Como já abordado anteriormente, o administrador, de modo geral, é o representante legal da sociedade empresária. No que diz respeito à sociedade limitada, o artigo 1.
Sobre Direito Empresarial é CORRETO afirmar que: Os funcionários públicos são proibidos de exercer atividade empresarial, se mesmo assim, eles desenvolverem atividade irregular, todos os atos por eles praticados serão considerados nulos. As sociedades não-personificadas são as comuns, em conta de participação.
5a Questão (Ref.: Pontos: 0,1 / 0,1 É CORRETO afirmar em se tratando de sociedade comum: trata-se de uma sociedade não personificada; os sócios respondem sempre de forma limitada em função da proteção empresarial; adquire personalidade jurídica com o registro válido em órgão próprio; apenas os sócios ...
O nome do empresário deverá figurar de forma completa, podendo ser abreviados os prenomes. Os nomes dos sócios poderão figurar de forma completa ou abreviada, admitida a supressão de prenomes. ... § 2º O nome empresarial não poderá conter palavras ou expressões que denotem atividade não prevista no objeto da sociedade.
Quanto ao empresário e a empresa, é correto afirmar, EXCETO, que: a) Como organizada, entende-se aquela atividade em que o empresário articula capital, mão-de-obra, insumos e tecnologia. b) O profissionalismo é requisito que qualifica o empresário. ... d) O conceito de empresa remete à atividade, e não à sociedade.
Art. 990. Todos os sócios respondem solidária e ilimitadamente pelas obrigações sociais, excluído do benefício de ordem, previsto no art. 1.