O endividamento total é um índice financeiro de estrutura capital. O que isso significa? A existência de uma relação entre a dívida total da empresa em questão e a sua relação com o capital investido. Este é a junção entre uma dívida de longo prazo e o patrimônio líquido da empresa.
O Índice de Endividamento é um dos indicadores financeiros que podem ser obtidos por meio da análise das demonstrações contábeis de uma empresa. Ele é uma importante ferramenta para medir o grau de risco que um empreendimento gera em suas operações.
Renegocie dívidas Acredite, seus credores também desejar solucionar a questão e receber a quantia que lhes é devida. Portanto, renegociar débitos, estipular novos prazos e acordar novos juros pode ser a melhor saída para sair do endividamento empresarial.
A regra principal para evitar o endividamento excessivo ou superendividamento é não deixar que as parcelas dos empréstimos ultrapassem 30% da renda mensal familiar. Se isso acontecer, o consumidor terá dificuldades em arcar com as despesas básicas do dia a dia.
Confira as dicas:
O consumidor que deixa de quitar seus débitos em dia enfrenta uma série de consequências, que vão da cobrança de juros pelo atraso até a penhora de bens, como imóveis e carros. Veja a seguir quais são os principais efeitos do atraso no pagamento das contas.
Aqui está como funciona:
Avalie suas dívidas Priorize as mais altas, como o rotativo do cartão de crédito e/ou cheque especial, que cobram juros absurdos. Caso você esteja devendo R$ 3 mil, por exemplo, o valor pode chegar até R$ 15 mil em poucos meses, ou seja, tente agir o mais rápido possível.
Como pagar minhas dívidas?