Esta linha busca reconhecer e interpretar, no material de que se compõe o texto literário, a configuração mediada de elementos externos (a história, a sociedade, a relação entre obra, autor e público), sedimentados na forma que os expressa, e, portanto, passíveis de serem estudados a partir de uma crítica imanente do ...
A crítica literária é o estudo, discussão, avaliação e interpretação da literatura. Pode assumir a forma de um discurso teórico baseado na teoria da literatura ou um discurso mais detalhado, apresentação ou revisão de uma obra literária (muitas vezes na forma jornalística quando é publicada).
São os chamados textos literários. Eles fazem parte da literatura. São os poemas, os contos, as crônicas, os romances, as peças de teatro, entre outros. ... Podemos classificar os textos literários pelo fato de serem escritos em prosa ou em verso.
A literatura brasileira é tradicionalmente dividida em escolas literárias. ... A literatura brasileira pode ser dividida, genericamente, em duas eras: a Era Colonial, na qual predomina a vertente histórica, e a Era Nacional, cuja vertente é estética.
Ainda que tanto a Estética (parte da Filosofia voltada para a reflexão relativa à Beleza e ao fenômeno das Artes) como a Literatura sejam conceitos sempre em discussão, podemos entender a experiência estética literária como a soma da percepção/apreensão inicial de uma criação literária e das muitas reações (emocionais, ...
A Teoria do Efeito Estético de Iser, privilegia o ato da recepção, especificamente, o receptor, e considera que a leitura é resultado de um diálogo entre o texto e a bagagem cultural do leitor.
A experiência estética, segundo Gadamer (2010, p. 07) é um encantamento, "a ação de se sentir tocado por algo de uma tal forma que esse algo provoca não apenas perturbação, confusão, perplexidade, mas também admiração, comoção, consternação".
Experiência estética é um encontro que não consiste em assimilar ou integrar a beleza que nos proporciona a natureza ou a arte, mas em participar no mundo natural e no mundo artístico, ou seja, não é a beleza da natureza ou da arte que entra em nós; nós é que entramos nesse mundo.
Quem vive no e do estético, por meio e pelo estético vive esteticamente. O homem ético é como a água tranquila que tem grande profundidade; ao contrário, quem vive esteticamente é movido só na superfície. O lema do homem estético é: in vino veritas.
Estesia tem a ver com sensibilidade, afetividade, com emoção. Como define Sodré (2006, p.
A APRECIAÇÃO ARTÍSTICA. Analisar, refletir e compreender os diferentes processos da arte, com seus diferentes instrumentos e manifestações sociais, culturais e históricas. ... OS ASPECTOS HISTÓRICOS E SÓCIO-CULTURAIS DA ARTE.
Interpretar um texto significa “desvendar seus mistérios” quanto à questão do discurso, pois esse (o discurso) representa a mensagem que ora se deseja transmitir.
Professoras dão cinco dicas de ouro para interpretar textos do...