Os principais agentes responsáveis pelo intemperismo físico são a água (e seus processos de evaporação, congelamento etc.), as variações de umidade e temperatura, entre outros. Intemperismo químico: é caracterizado pelas transformações químicas oriundas das diferenças de pressão e temperatura das rochas.
# Os produtos do intemperismo (rocha alterada e solo) mostram-se sujeitos a outros processos (erosão, transporte, sedimentação) levando à denudação continental e aplainamento do relevo.
Sendo assim, os fatores que controlam a ação intempérica¹ são: o clima, o material parental, o relevo, a biosfera e o tempo. A influência do clima sobre o intemperismo acontece com base na variação e regularidade dos agentes meteorológicos ao longo do tempo, a saber: a temperatura, a precipitação e os ventos.
O clima influencia de forma direta o solo, bem como os processos produtivos que são realizados no mesmo. ... Além disso, um clima mais dotado de escassez de água ou ainda diante de processos de desertificação, temos graves consequências negativas ao solo, como a falta de nutrientes, por exemplo.
Em regiões de climas tropicais, em que os índices de umidade são elevados, o intemperismo químico é mais intenso, enquanto nas regiões de clima frio e árido, a degradação das rochas é menor.