Nos termos do artigo 91 do Código Civil, entende-se como patrimônio o complexo de relações jurídicas dotadas de valor econômico. ... Por sua vez, o capital social é o montante investido pelos sócios para a formação da sociedade, viabilizando seu início econômico e constituindo um fundo originário.
Complementando o conceito de “capital social”, o “patrimônio da sociedade” é o conjunto de valores que dispõe a sociedade, ou seja, ativos (dinheiro, ferramental, estoque, móveis, etc), subtraídos dos passivos, que é tudo o que a sociedade deve (obrigações fiscais, títulos a pagar, saldo devedor de empréstimos, folha ...
O patrimônio social é o conjunto de valores que esta sociedade dispõe. Nesse patrimônio existem valores ativos – tudo o que a sociedade possui, como por exemplo dinheiro, créditos, imóveis, entre outros; e valores passivos – tudo o que a sociedade deve, como títulos a pagar, saldo devedor de empréstimos, etc.
Superávit do Exercício = registra a confrontação periódica de receitas x despesas, sendo o respectivo saldo credor transferido para esta conta, para aplicação nas atividades objeto da entidade.
A DRE é a Demonstração do Resultado do Exercício. Um documento contábil que tem como objetivo detalhar o resultado líquido do exercício por período, com a confrontação de receitas, custos e despesas de uma empresa. A DRE é o resumo financeiro dos resultados operacionais e não operacionais do negócio.
Como analisar a DRE Receita de Vendas - tudo que a empresa vendeu ao longo do exercício. (-) Custos - quanto custaram os produtos ou serviços vendidos para a empresa pelas métricas de CPV/CMV/CSP. (=) Resultado Bruto (Lucro Bruto) - o que sobra das receitas menos os custos.
A estrutura da DRE segue o seguinte esquema: Do Lucro Bruto, subtraem-se todas as despesas operacionais, financeiras, operacionais, gerais e administrativas. Inversamente, acrescentam-se aí as receitas operacionais e, então, chega-se ao Lucro (ou Prejuízo) Operacional Líquido.
Traduzindo, DRE nada mais é do que um relatório que demonstra de forma resumida as operações realizadas pela empresa. Nele são confrontadas as contas de receitas, despesas, investimentos, custos e provisões apurados, evidenciando a formação do resultado líquido da empresa na ocasião.