O ato de brincar é a própria essência da infância. ... Brincar é viver criativamente o mundo. Ter prazer em brincar é ter prazer de viver. Brincar com espontaneidade, sem regras rígidas e sem precisar seguir corretamente as instruções dos brinquedos, é explorar o mundo por intermédio dos objetos.
O brincar aumenta o desenvolvimento cognitivo, desenvolve a imaginação e a criatividade, impulsiona o pensamento simbólico, favorece o desenvolvimento da memória e o uso de estratégias mnemônicas. ... A imaginação se desenvolve através da criação.
O momento da brincadeira é uma oportunidade de desenvolvimento para a criança. Através do brincar ela aprende, experimenta o mundo, possibilidades, relações sociais, elabora sua autonomia de ação, organiza emoções. ... O brincar desenvolve também a aprendizagem da linguagem e a habilidade motora.
De acordo com as abordagens de Kishimoto (1999) o brinquedo pode assumir duas funções principais: Função lúdica: o brinquedo propicia diversão, prazer e até desprazer, quando escolhido voluntariamente. A ludicidade é uma necessidade do ser humano em qualquer idade e não pode ser vista apenas como diversão.
Em sua maioria, os brinquedos pedagógicos são jogos com regras claras, demandando explicações e orientações para que os pequenos possam brincar e interagir. Alguns exemplos são os jogos como dominó, jogo da memória, material dourado e jogos com letras e números.
Qual a diferença entre eles? A diferença entre os brinquedos educativos e os brinquedos pedagógicos é que, com o primeiro, a criança pode aprender brincando sozinha, sem nenhuma ajuda ou acompanhamento de um adulto. O segundo é utilizado em salas de aulas com o acompanhamento e orientação de um adulto.
Será que o brinquedo pedagógico se restringe a ensinar formas, cores, números e letras? Não, pois depende da forma como for utilizado pelo professor dentro de sala de aula.
Os brinquedos pedagógicos são fundamentais para o desenvolvimento das crianças, pois estimulam o esforço das mesmas desde cedo, fomentando diversos aspectos cognitivos e motores dos pequenos. Toda criança deve ter o direito de brincar, por isso essa atividade tem sempre que ser pensada para objetivar o desenvolvimento.
Aprenda a fazer brinquedos com materiais reciclados!
Brinquedos Reciclados Fáceis de Fazer