Resumindo, o inchaço na pata de cachorro faz parte de uma reação inflamatória provocada por alguma lesão ou infecção. Especialmente quando o edema vier acompanhado de outros sintomas, como dor e febre, procure um médico-veterinário!
Se você observar ou suspeitar que o seu animal foi picado ou começar a ficar inchado, aplique gelo localmente para prevenir/reduzir o inchaço. Existem casos que a simples aplicação de gelo é suficiente para controlar a reação.
Podem surgir devido a um objeto perfurante (por exemplo, plantas, arames ou mordida/unhada de outro animal) ou devido a problemas dentários. Geralmente é um inchaço mais restrito, duro e quente ao toque.
A boca inchada, normalmente, é sinal de alergia e pode surgir imediatamente ou até 2 horas após tomar algum remédio ou comer alimentos que têm tendência a provocar reações alérgicas, como amendoim, marisco, ovo ou soja, por exemplo.
Os cuidados básicos de limpeza diários para cães com olhos inchados incluem: Limpar os olhos do cachorro com uma compressa embebida em água morna caso existam muitas secreções e remelas secas/duras para amolecer e eliminar.
Uma ótima solução caseira para os olhos inchados é repousar um pepino sobre o olho ou colocar uma compressa com água fria ou com chá de camomila, pois ajudam a reduzir o inchaço.
Uveíte em cães: lacrimação e inchaço são os sinais mais comuns. Mais comum do que se pensa, a uveíte em cães é uma inflamação ocular que costuma deixar o cachorro com olho vermelho e inchado. Ela atinge uma área muito sensível dos animais: a úvea, camada do olho que vasculariza o globo ocular.