[Figurado] Ponto culminante; auge: livro explica o apogeu e a queda de Roma. [Astronomia] Ponto mais distante na órbita de um corpo, astro ou satélite artificial em que, no momento de sua revolução, se encontra mais distante da Terra.
No significado literal a palavra apogeu quer dizer “o mais alto grau”, o “ponto culminante”, uma palavra pouco usada no nosso vocabulário informal diário, mas nada que em noventa não pudesse ser incorporado a uma bela canção de um grupo de pagode.
O Apogeu da Filosofia Grega, período que compreende o sec. V na Grécia - foi marcado por uma série de acontecimentos que contribuíram para fazer com que esse período marcasse toda a história Ocidental - O conceito de democracia tem sua origem nessa época.
substantivo masculino A parte que se situa no local mais alto de; cume ou vértice. [Figurado] O que representa o ponto ou grau mais elevado; auge ou apogeu: a economia do Brasil ainda não atingiu seu ápice.
59 sinônimos de ápice para 6 sentidos da palavra ápice: O ponto mais alto: 1 acume, cume, alcantil, alto, assomada, cabeça, cima, cimeira, cimo, cocuruto, coroa, crista, cumeeira, extremidade, pico, pináculo, píncaro, ponta, sumidade, tope, topo, vértice.
O ápice de uma situação de tensão crescente, acontecimento que torna uma situação insustentável.
substantivo feminino Característica do que é polar, do que possui pólos. [Física] Propriedade positiva ou negativa dos pólos de um ímã. Característica do que possui qualidades ou formas distintas em relação a outra coisa: polaridade de opiniões.
A polaridade das moléculas é um tópico importante no estudo da Química, pois nos ajuda a entender como as moléculas de uma ou mais substâncias interagem, o que pode determinar a solubilidade ou o ponto de fusão e ebulição dessas substâncias.
Diz-se que um enunciado tem uma polaridade afirmativa quando expressa uma asserção positiva (ex. O João voltou). Um enunciado com uma polaridade negativa é aquele que expressa uma asserção negativa [ex. (1) O João não voltou.
Ligações químicas são classificadas em polares ou apolares. Enquanto que toda ligação iônica é polar, a polaridade da ligação covalente depende dos átomos presentes na molécula.
Ligação covalente apolar: Quando a ligação ocorre entre dois átomos de um mesmo elemento químico, não há diferença de eletronegatividade entre eles e, por isso, a distribuição dos elétrons ao redor do núcleo de ambos os átomos é simétrica e não há formação de polos carregados positivamente ou negativamente na molécula.
A molécula de oxigênio (O2) não é polar, pois é formada apenas por um elemento químico e, consequentemente, não há diferença de eletronegatividade. ... A água é uma molécula (H2O), unida por ligação covalente, que contém dois átomos de hidrogênio (polos positivos) e um átomo de oxigênio (polo negativo).
Chamamos de polaridade a capacidade que as ligações possuem de atrair cargas elétricas, e o local onde ocorre este acúmulo denominamos de pólos, estes se classificam em pólos negativos ou positivos.
Resposta. É conhecido como um circuito série um circuito composto por componentes elétricos ou eletrônicos conectados em série. A associação em série é uma das formas básicas de se conectarem componentes elétricos ou eletrônicos.
Circuito Paralelo é aquele onde se associam várias cargas elétricas ligadas em paralelo umas as outras; é importante saber que um circuito ligado em paralelo as cargas se tornam independentes umas das outras.
É conhecido como um circuito paralelo um circuito composto exclusivamente por componentes elétricos ou eletrônicos conectados em paralelo (de conexão em paralelo, que é o mesmo que associação em paralelo ou ligação em paralelo). É uma das formas básicas de se conectar componentes eletrônicos.
Na associação em paralelo, a corrente elétrica é dividida entre os diferentes ramos do circuito. ... Nesse tipo de associação, a resistência elétrica equivalente será sempre menor do que a menor das resistências.
As principais desvantagens é que ao ligar as cargas em série, qualquer uma delas que pare de funcionar irá abrir o circuito, consequentemente interrompendo o funcionamento das demais. Além do mais, devido a tensão variar de uma carga para a outra elas não irão trabalhar com a máxima potência.
A corrente elétrica de um circuito em série se torna a mesma em todos os pontos onde as cargas são ligadas e a corrente elétrica de todas as cargas são iguais. Entenda como funciona um circuito elétrico em série: ... A resistência de um circuito elétrico equivale a soma de cada carga ligada em série.
Num circuito em série, adicionar mais componentes ao circuito aumenta a resistência, o que significa que a corrente eléctrica diminui. Num circuito paralelo, a adição de componentes adicionais não aumenta a resistência. A resistência pode ser ainda mais reduzida se se tiverem mais vias num circuito paralelo.
Já em instalações elétricas residenciais, prediais e industriais é usada a ligação paralela, porque a tensão deve ser a mesma em todos os circuitos da instalação, e ao contrário do que acontece na ligação em série do pisca pisca, quando você precisar trocar a lâmpada de uma ligação paralela, não haverá interrupção de ...
A única vantagem que pode existir em uma associação de geradores em paralelo ocorre quando os geradores são iguais. Isso porque a resistência interna do gerador equivalente fica reduzida. Quando os geradores são diferentes, os que possuem menor força eletromotriz comportam-se como receptores.
Na ligação série, um fio liga um terminal da bateria a um terminal de uma lâmpada, depois o outro terminal desta lâmpada se liga à outra lâmpada e esta se liga no outro terminal da fonte, sendo esta ligação diferente da ligação paralela.
Na associação de resistores em série, os resistores são ligados em sequência. Isso faz com que a corrente elétrica seja mantida ao longo do circuito, enquanto a tensão elétrica varia.