Cistos e nódulos renais são lesões que podem surgir nos rins e, eventualmente, estão associados a doenças graves, inclusive comprometendo a função renal. Entretanto, na maioria das vezes, são do tipo simples, ou seja, cistos benignos que raramente complicam.
A sombra acústica é resultante da interação do feixe de som com um limite acústico altamente refletivo como osso, cálculo ou gás. Estes objetos causam uma grande reflexão que atenua o feixe sonoro e bloqueia a sua passagem para uma camada mais profunda de tecido.
Presença de gás no trato gastrointestinal, condicionando sombra acústica posterior (seta verde). Colecistolitíase é a presença de um ou mais cálculos na vesícula biliar, apresentando-se ao exame ultrassonográfico como formações intraluminais hiperecogênicas, móveis à mudança de decúbito.
A forte sombra acústica significa um pedrão na vesícula que é achado do ultrassom. O fato de ser escleroatrófica significa que a inflamação vem de tempos, deixou até a vesícula de menor tamanho.
reforço acústico posterior. posterior. cistos em mamas adiposas. É um exame radiológico realizado no mamógrafo que compreende pelo menos duas incidências principais: médio-lateral oblíqua e crânio-caudal.
Foco ecogênico é um termo muito vago, veja se há uma conclusão no laudo onde pode estar descrito litíase biliar ou pólipo de vesícula ou colesterolose. Foco ecogênico em geral se trata de cálculo ou pólipo na vesícula biliar. Situações que não tem tratamento clínico.
O cisto anecóico é um tipo de cisto cujo conteúdo é pouco denso, e que por isso aparece preto no ultrassom. É geralmente formado por líquido ou, no caso de cistos no pulmão, por gás.
Imagens muito ecogénicas surgem brancas nas imagens ecográficas mais usuais (ou pretas se se usarem imagens negativas) e normalmente representam órgãos com densidade cálcica tipo osso que reflectem todos os ultra-sons que lhes chegam.
O hemangioma no fígado é um pequeno nódulo formado por um emaranhado de vasos sanguíneos, que, normalmente, é benigno, não evoluindo para câncer e não provocando sintomas.
Foi identificada imagem nodular com densidade semelhante a tecido fibroglandular, localizada em quadrante ínferomedial (QIM) da mama direita (Figura 1) com margens parcialmente definidas (BI-RADS 0). Negava queixas mamárias associadas. Figura 1. Mamografia apresentando nódulo em QIM de mama direita.
Nódulo pulmonar é um termo amplo que designa alterações radiológicas detectadas em exames de imagem do pulmão. Ele é uma lesão sólida ou em vidro fosco, normalmente arredondada e com menos de 3 centímetros de diâmetro. É importante buscar orientação médica diante do aparecimento de um desses nódulos.