Fios finos de 6-0 a 4-0 são indicados em cirurgias plásticas, microcirurgias, cirurgia vascular e suturas de pele....Os tipos de fios de sutura mais utilizados por profissionais:
Os fios de sutura absorvíveis podem ser de origem animal (categute) ou sintéticos (ácido poliglicólico e polyglactin) e são utilizados nas suturas em que o fio não deve permanecer por longos períodos, como nas vísceras por exemplo, pois sua absorção varia de 1 a 3 meses.
Os 4 objetivos básicos de uma sutura são: evitar infecção da ferida, promover a hemostasia, diminuir o tempo de cicatrização e.
Para escolher o fio ideal, deve se levar em consideração as seguintes características:
De forma geral o fio ideal deve ser atóxico, não alergênico, não carcinogênico, não trombogênico, atraumático, induzir baixa reação tecidual, ter boa pliabilidade, ser monofilamentar, resistente, flexível, porém não elástico, absorvível por hidrólise imediatamente após a recuperação da força tênsil natural do tecido e ...
Algodão: Multifilamentar, fio maleável e agradável ao tato, o que propicia um nó forte. Os fios de algodão requerem um mínimo de três nós para uma fixação segura. Ácido Poligalático (Vicryl): Sintético. Absorvido em 60 dias.
O mais comum é um kit de sutura completo incluir os seguintes itens: pinça, agulha, tesoura, gaze, campo cirúrgico e fios. Todo o material para sutura deve ser profissional e de qualidade, para que não haja infecções ou complicações a partir do fechamento do corte.
Catgut é uma fibra natural de grande elasticidade e tenacidade, preparada com uma parte dos intestinos de animais, normalmente bovinos, caprinos, suínos ou ovinos.
A Sutura VICRYL Revestida é uma sutura cirúrgica sintética, estéril e absorvível. Os fios de sutura recebem uma cobertura formada por uma mistura de partes iguais do copolímero de Poliglactina 370 (30% Glicolida e 70% L-lactida) com Estearato de Cálcio.
Os fios cirúrgicos são itens de primeira necessidade, utilizados para juntar bordas de ferimentos causado por traumas ou de natureza cirúrgica. Esses fios têm como objetivo ajudar no processo de cicatrização dos ferimentos.
Monocryl®- constituído por um copolímero de poliglicaprona 25 (ácido glicólico + ácido caprolactónico), é um fio com boa segurança (força tênsil previsível 21 a 28 dias), alta resistência, pouca memória, causador de pouco traumatismo tecidular e a sua absorção é feita por hidrólise.
Abaixa incidência de infecção; Sem capilaridade e inerte; Baixo custo; Alta resistência.
Cada fio tem uma espessura e serve para procedimentos específicos. ... Os fios absorvíveis são utilizados para suturas invasivas, enquanto os não absorvíveis são utilizados para suturas externas.
Tipos de fios de sutura
Agulhas cilíndricas e agulhas cortantes Elas se diferenciam pela sua secção transversal na ponta. As cilíndricas são agulhas especiais para serem usadas em tecidos resistentes à penetração, sendo classificada como uma agulha atraumática.
As agulhas de secção cilíndrica são chamadas agulhas cilíndricas, redondas, não cortantes ou atraumáticas. Já as de secção triangular são chamadas triangulares, cortantes, lanceoladas ou traumáticas.
Os pontos são retirados em sua totalidade ou de forma alternada dependendo da condição da ferida ou do machucado; O fio é cortado abaixo do nó da sutura e a outra extremidade é puxada lentamente para ser totalmente retirado da pele.
Primeiro é preciso saber que a síntese pode ser de dois tipos:
De modo geral, as intervenções cirúrgicas são realizadas em quatro fases ou tempos básicos e fundamentais: diérese, hemostasia, exérese e síntese. - Diérese: É o rompimento da continuidade dos tecidos, ou planos anatômicos, para atingir uma região ou órgão.