O formaldeído é um composto orgânico volátil (VOC) feito a partir do metanol, que é um álcool muito tóxico à saúde. Ele serve para impedir o crescimento de micro-organismos em diversos produtos, portanto possui ação conservante. Em temperatura ambiente, o formaldeído é um gás incolor que evapora com facilidade.
O formol (formalina) é uma solução formada pela mistura de água e metanal. Como o metanal é o componente principal dessa mistura, é permitido associar o nome formol ao termo metanal.
Tioglicolato de Amônia, Guanidina, Carbocisteína, Carbosericina, Ácido Glioxilico, Aminoácidos específicos e outras substâncias entram no mercado para substituir o formol, uns são novos conhecidos e outros são velhos, porém com procedimentos inovadores do mercado de cabelo. ...
O formol é uma solução a 37%, é um composto líquido claro com várias aplicações, sendo usado normalmente como preservativo, desinfetante e anti-séptico. O formol tem a propriedade de desnaturar proteínas, por isso elas ficam mais resistentes à decomposição por bactérias.
Esse aldeído também é usado como redutor de sais de prata na fabricação de espelhos (reativo de Tollens) e na obtenção de resinas. ... Muitos aldeídos são usados em indústrias alimentícias, de corantes e de perfumes.
A nomenclatura usual é feita escrevendo-se a palavra “aldeído” seguida do nome usual do ácido carboxílico correspondente. Mas ela só é utilizada para aldeídos de cadeia normal (não ramificada) e saturada (que possui somente ligações simples entre carbonos.