A disciplina Fundamentos Metodológicos do Ensino de História nos requer bastante pesquisa, estudo e debates. É uma ferramenta indispensável para a construção do seu aprendizado como discente e em seguida docente, quer seja da educação infantil, fundamental ou médio.
O debate de ideias é um recurso pedagógico bastante utilizado em diferentes disciplinas do Ensino Médio. “Além disso, a mesa redonda promove o desenvolvimento da linguagem oral, que nem sempre é contemplada nos currículos e materiais didáticos do Ensino Médio. ...
As metodologias de ensino integram estratégias, técnicas e atividades voltadas a diferentes situações didáticas vividas em sala de aula para que o aluno possa se apropriar de conhecimentos. As metodologias de ensino têm um papel fundamental no processo de incremento da autonomia do aluno na aprendizagem.
Em outras palavras, a metodologia de ensino compreende todas as ferramentas que os educadores utilizam para transmitir os seus conhecimentos aos alunos. Cada professor utiliza um método para tal, em busca da melhor forma de motivar crianças e jovens, direcionando-os ao aprendizado.
Nesta matéria, apresentamos as metodologias mais utilizadas no país. A escola tradicional é o modelo mais comum nas escolas públicas e particulares brasileiras. ... Esse método é bastante adequado à forma de avaliação utilizada nos vestibulares brasileiros e no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
O construtivismo como método de ensino entende que o aluno deve ter centralidade no processo de aprendizagem. ... Desta forma, os alunos são impulsionados a interagir uns com os outros e são incentivados a terem as suas próprias experiências. As avaliações, de maneira geral, são diagnósticas.
O que é o construtivismo? Desenvolvido pelo psicólogo e epistemólogo suíço Jean Piaget, no início da década de 1920, o construtivismo considera que há uma construção do conhecimento e que, para que isso aconteça, a educação deve criar métodos que estimulem essa construção.
Enquanto o construcionismo social foca nos aprendizados que seriam criados por interações sociais de grupos, o socioconstrutivismo foca no aprendizado do indivíduo que acontece como resultado de sua interação com um grupo.
A prática construtivista ressalta a importância da interação no processo de aprendizagem, colocando o sujeito aprendente em relevo, reconhecendo a reciprocidade entre os interagentes e destes com seu ambiente (COLL, 1996).
A concepção Interacionista de desenvolvimento apoia-se na ideia de interação entre organismo e meio e vê a aquisição de conhecimento como um processo construído pelo indivíduo durante toda a sua vida, não estando pronto ao nascer nem sendo adquirido passivamente graças às pressões do meio. ...
A metodologia interacionista defende que fatores orgânicos e ambientais exercem influência no processo de desenvolvimento dos seres humanos, inclusive em sua formação educacional.