EQST

O Que Indicador De Qualidade Em Sade?

O que é indicador de qualidade em saúde?

É uma chamada que identifica ou dirige a aten- ção para assuntos específicos de resultados, den- tro de uma organização de saúde, que devem ser motivo de uma revisão. Um indicador pode ser uma taxa ou coeficiente, um índice, um número absoluto ou um fato.

Como funcionam os indicadores de saúde?

Em termos gerais, os indicadores são medidas-síntese que contêm informação relevante sobre determinados atributos e dimensões do estado de saúde, bem como do desempenho do sistema de saúde. Vistos em conjunto, devem refletir a situação sanitária de uma população e servir para a vigilância das condições de saúde.

Qual a importância dos indicadores de mortalidade?

Combinam informações sobre mortalidade e resultados não fatais de doenças, criando um único número ou valor para representar a saúde da população.

São considerados indicadores de qualidade da assistência?

A taxa de acidentes de trabalho dos profissionais de enfermagem, a satisfação do paciente e a taxa de infecção hospitalar também foram indicadores considerados muito pertinentes, ou pertinentes, por 100% dos enfermeiros entrevistados, como item indicador da qualidade da assistência de enfermagem.

Quais são os conceitos de donabedian sobre a qualidade?

Donabedian (1990) propõe sete atributos, por ele chamados de pilares da qualidade: eficácia, efetividade, eficiência, otimização, aceitabilidade, legitimidade e eqüidade.

Qual a importância da taxa de mortalidade Pará epidemiologia?

As taxas de mortalidade têm sido tradicionalmente o indicador mais usado para diagnosticar a situação de saúde, porque é fácil calculá-las, por razões conceituais (a morte não se presta a ambigüidade) e funcional: preocupação com grupos específicos, como mortes prematuras na comunidade, em parturientes etc.

Qual o coeficiente normalmente utilizado como um indicador do nível de saúde de uma população?

Letalidade. O coeficiente de letalidade situa transição entre os indicadores de morbidade e mortalidade. A letalidade mede o poder da doença em determinar a morte e também pode informar sobre a qualidade da assistência médica prestada ao doente.