EQST

Que Mecanismos De Sinalizaço So Capazes De Regular A Expresso Gnica?

Que mecanismos de sinalização são capazes de regular a expressão gênica?

A ERK quinase fosforila e ativa o fator de transcrição c-Myc, o c-Myc se liga ao DNA para alterar a expressão de genes-alvo, ativando os genes que promovem o crescimento e a proliferação celular. Os genes são transcritos em RNAm, que pode ser traduzido no hialoplasma para produzir proteínas.

Qual é a diferença entre um gene estrutural é um gene regulador?

A informação necessária para a produção de uma dada proteína e/ou enzima é codificada pelos genes estruturais. O gene regulador codifica a produção de uma proteína que atua como repressor. Compete a este gene controlar a expressão dos genes estruturais.

Por que controlar a expressão gênica?

A regulação gênica faz com que as células sejam diferentes Esses diferentes padrões de expressão gênica permitem que seus vários tipos celulares possuam conjuntos diferentes de proteínas, tornando cada célula exclusivamente especializada em fazer seu trabalho.

O que acontece se houver a modificação funcional de um gene?

Uma mutação genética pode afetar a célula de várias maneiras, algumas interrompem a produção de proteínas, outras podem alterar a proteína em si, fazendo com que não funcione mais como deveria ou não funcione definitivamente.

O que é uma mutação de gene?

As mutações gênicas são mudanças ocasionais que ocorrem nos genes, ou seja, é o procedimento pelo qual um gene sofre uma mudança estrutural. As mutações envolvem a adição, eliminação ou substituição de um ou poucos nucleotídeos da fita de DNA.

Quais são as consequências que a mudança de bases nitrogenadas na sequência de DNA podem causar para o funcionamento das células?

As mutações alteram a estrutura do DNA, composto por nucleotídeos. Essa mudança pode resultar na síntese de uma proteína com função alterada. O DNA é constituído por íntrons - como regiões não codificantes - e éxons - regiões ditas “codificantes”-. Ou seja: trechos que contêm informação para a síntese de proteínas.

O que estuda a Epigenética?

Do grego, “epi”, que significa sobre ou por cima da nossa genética, a epigenética é o estudo da hereditariedade, com o intuito de analisar suas cargas genéticas a fim de prever sua saúde estética a partir daí.

O que é Epigenetica na biologia?

Epigenética, do grego “epi“, que significa acima, e genética, de "gene", é um termo originalmente cunhado pelo biólogo Conrad Waddington, em 1940, e se referia à relação entre os genes e os seus efeitos nas características observáveis de um organismo ou população.

O que é epigenética é como a alteração do DNA interfere em nossa saúde?

A epigenética compreende um conjunto de mecanismos que promovem a regulação da expressão gênica a nível transcricional através de modificações químicas no DNA e na cromatina, como metilação, acetilação e fosforilação, que resultam na conseqüente mudança fenotípica do indivíduo sem, no entanto, ocorrer nenhuma alteração ...

O que é epigenética e como ela controla a transcrição?

Epigenética é um termo referido como uma extra informação genética que com ajuda de modificações de cromatina e DNA ajudam ou inibem determinado genes. A expressão gênica segue uma ordem: DNA-> RNA (transcrição) -> Proteína (tradução).

O que é uma metilação?

Metilação é o termo usado em ciências químicas para denominar a ligação ou substituição de um grupo metila sobre vários substratos. O termo é comumente usado em química, bioquímica, ciência dos solos e nas ciências biológicas.

O que é Metilar?

Significado de Metilar verbo transitivo direto [Química] Inserir o grupo metila (CH3-) numa molécula química. Etimologia (origem da palavra metilar). Metila + ar.

O que é dieta Epigenética?

Os nutrientes têm capacidade de interagir com os mecanismos moleculares do organismo e consequentemente modificar as suas funções fisiológicas. A epigenética é definida como modificações do genoma, herdadas durante a divisão celular e que não envolve nenhuma mudança na sequência do DNA.