Atribuindo as VLans às portas do switch Ou seja, vamos ter que acessar a interface de rede e atribuir uma VLan a mesma. Como queremos acessar uma interface do switch, digitamos interface seguido do seu tipo (Ethernet, Fast Ethernet), no nosso caso é uma fastEthernet e a porta que queremos acessar, 0/1 .
Os switches Cisco Catalyst, tais como os modelos 2950, 2960, 3560 e outros tem suas portas alocadas por padrão na VLAN 1. Para criar novas VLANs basta utilizar o comando “vlan num-vlan” em modo de configuração global, sendo que o “num-vlan” é o numero ou ID da VLAN que você deseja criar.
A implantação de VLANs (Virtual Local Área Network) tem como foco principal aumentar o controle de tráfego da rede, diminuir o alcance disseminação de broadcast e de pragas virtuais, melhorando assim consideravelmente o desempenho e a segurança de uma determinada rede corporativa.
O protocolo VTP (Vlan Trunking Protocol) da Cisco garante um método mais fácil para a manutenção de uma configuração de Vlan consistente em toda a rede comutada. Usado para distribuir e sincronizar informações de identificação das Vlans configuradas em toda a rede comutada.
O protocolo VLAN Trunk (VTP) reduz a administração em uma rede comutada. Quando você configura um VLAN novo em um servidor VTP, o VLAN é distribuído por meio de todos os switches no domínio. Isso reduz a necessidade de configurar a mesma VLAN em todos os lugares.
Se você quiser evitar que uma porta torne-se trunk automaticamente basta colocar o comando switchport nonegotiate na interface. Com este comando a interface não enviará mensagens DTP, e o outro lado do link não poderá interagir.
O padrão IEEE 802.
Crie uma nova vlan, selecione um número de identificação e adicione uma breve descrição. Acesse o modo de configuração da interface. Defina a porta do switch como um trunk. Adicione a lista de Vlans autorizados para usar este trunk.
Você deve primeiro remover todas as portas de uma VLAN antes de remover a VLAN do comutador. Defina o modo de configuração do switch digitando “onfigure terminal” e pressionando “Enter”. As portas serão reatribuídas à VLAN por padrão.
DTP (Dynamic Trunking Protocol)
- WAN (Wide Área Network – Rede Remota) É a rede que utiliza meios de teleprocessamento de alta velocidade ou satélites para interligar computadores separados geograficamente por uma área maior que a coberta pela rede local.