A globalização é um termo que foi elaborado na década de 1980 para descrever o processo de intensificação da integração econômica e política internacional, marcado pelo avanço nos sistemas de transporte e de comunicação.
Um povoado, lugar, lugarejo, vilarejo, povoação, aldeola, casal ou povo é um assentamento humano constituído por poucas casas, ou seja, de pequenas proporções. É geralmente rural e demasiado pequeno para ser considerado uma aldeia, embora por vezes o termo é usado para um tipo diferente de comunidade.
vilas são lugares mais afastados do centro da cidade, também chamado de "quebrada", porém, não necessariamente precisa ser de baixas condições de vida. Bairro é o nome dado a cada divisão de uma cidade.
Bairro-jardim é um bairro planejado segundo o conceito inglês de garden city. Geralmente são bairros nobres destinados às classes mais altas da sociedade. Apresentam praças, parques, intensa arborização em suas calçadas e traçado urbano diferenciado, podendo ser tortuoso, circundado por amplas avenidas.
O habitante da vila é historicamente o vilão. Esta palavra tem por origem 'villanu-', do baixo latim, com o significado de habitante da 'villa', que era uma propriedade rural. Na Idade Média, o vilão era homem livre que não pertencia à nobreza.