DECRETO Nº 1.
Não têm a obrigação de constituir as comissões de ética previstas no Decreto nº 1.
É dever fundamental do servidor público abster-se, de forma absoluta, de exercer sua função, poder ou autoridade com finalidade estranha ao interesse público, mesmo que observando as formalidades legais e não cometendo qualquer violação expressa à lei.
Dos Principais Deveres do Servidor Público Nos termos do Decreto nº 1.
É vedado ao servidor público, conforme o Decreto n.º 1.
A lei 8.
Quais são os principais deveres do servidor para com a administração pública?
PUBLICAÇÃO CONSOLIDADA DA LEI Nº 8.
Com base nas disposições estabelecidas no Estatuto do Servidor Público, Lei nº 6.
Embora o fundo de garantia por tempo de serviço seja um direito garantido aos trabalhadores brasileiros existem várias exceções, dentre elas os funcionários públicos. O servidor público não tem direito ao FGTS em razão do seu regime especial de trabalho que possui maiores garantias.
Os benefícios principais deste sistema são: recolhimento do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço), férias remuneradas após completados um ano na empresa, pagamento de horas extras previstos em lei, 13º salário, licença maternidade e paternidade, seguro desemprego em caso de de ser demitido, entre outros.
Quando falamos de regime estatutário, estamos nos referindo, de modo principal, ao Estatuto do Servidor Público. O estatuto traz regras sobre o concurso público, os deveres, direitos e obrigações do servidor público, além de regular a relação entre as partes (administração e servidores).
Após a Reforma de 2019, o cálculo para o salário de benefício do servidor público fica desta forma: Salário de Benefício = Média aritmética das contribuições multiplicada por 60% + 2% sobre cada ano adicional aos 20 anos de contribuição.
Ao se aposentar pelo INSS, o trabalhador pode ter direito de receber verbas trabalhistas e de sacar o saldo do FGTS e a sua cota do PIS/Pasep, caso ainda não tenha feito isso. Sobre o Fundo de Garantia, há regras especiais para aposentados que continuam trabalhando com carteira assinada.
A aposentadoria espontânea não é causa de extinção do contrato de trabalho se o empregado permanece prestando serviços ao empregador após a jubilação. Assim, por ocasião da sua dispensa imotivada, o empregado tem direito à multa de 40% do FGTS sobre a totalidade dos depósitos efetuados no curso do pacto laboral.
Quem trabalhou com carteira assinada na iniciativa privada ou foi servidor público civil ou militar entre 1971 e 1988 tem direito à cota do PIS/Pasep. Se não sacou o valor de sua cota, o aposentado pode ter valores a receber provenientes das contribuições daquela época.
Solicitar Certidão para Saque de PIS/PASEP/FGTS
Entenda o que é a Carta de Concessão