1 – Numa noite de sexta-feira, pegue um limão, corte-o em cruz e esprema o suco dele num potinho de vidro que tenha tampa. 2 – Depois, com uma caneta preta nova, escreva num pedaço de papel o nome do seu amado, e no verso o nome da sua rival, ou seja, a mulher que você deseja que ele tome nojo.
[Gíria] Ressentimento ocasionado pelas mais variadas razões; mágoa, rancor: já peguei ranço dele e agora esse namoro acabou! Mau sabor; vestígio, ressaibo: comida que me deixou um ranço na boca.
"Depois que o ranço se instala, meu amor, não tem cura". A frase é um tuíte de Anitta, uma das famosas que aderiu à gíria que está nas redes sociais e nas bocas de jovens e de quem ama internet.
De acordo com dicionário brasileiro, o verdadeiro significado representa um cheiro ou odor forte e desagradável: 1 – Alteração ou decomposição que sofrem as substâncias gordurosas em contato com o ar, oxigenando-se, apresentando um cheiro característico desagradável e mau sabor.
Quem costuma sentir rancor são, por exemplo, pessoas que foram feridas, abandonadas ou traídas em seu meio familiar. Quem foi enganado em um relacionamento amoroso, por exemplo, sofre muito com isso. O rancor também é uma sensação permanente que habita aqueles que sobreviveram a uma guerra ou a um conflito armado.
O cortisol, chamado de hormônio do estresse, é liberado em abundância e diminui a serotonina, que é o neurotransmissor mensageiro do bem-estar. Porém, o cortisol age em uma área do cérebro que ajudaria no julgamento e bom-senso. Ou seja, ficamos menos capazes de modular a emoção. Passar raiva nos deixa doentes?