A Bíblia é dividida em duas partes: o Antigo e o Novo Testamentos.
Especificamente, os católicos aceitaram os livros de Tobias, Judite, Sabedoria de Salomão, Eclesiástico (Sabedoria de Jesus, Filho de Siráque ou Sirácide ou Bén Sirá), I e II Macabeus e Baruque (ou Baruc).
Os 27 livros do Novo Testamento foram escritos em diversos lugares e por autores diferentes que classificaram seus escritos como inspirados, ao lado dos escritos do Antigo Testamento.
O Evangelho segundo Mateus pode ser dividido em cinco seções distintas: o Sermão da Montanha (cap. 5, 6 e 7), as Instruções para a missão aos doze apóstolos (cap 10), o Discurso das Parábolas (cap. 13), instruções para a comunidade (18), o Sermão do Monte das Oliveiras (cap. 24-25).
A Bíblia católica tem sete livros a mais (Eclesiástico, Sabedoria, Tobias, Judite, Baruc e I e II Macabeus) em relação à protestante. Essa diferença foi o tema do nosso quadro Santo Livro, no Sementes do Reino deste domingo (18), com o Frei Rogerio Goldoni.
Desde Lutero, está claro para os protestantes: a Bíblia é "sola scriptura", ou seja, ela é a única palavra inspirada por Deus, com revelações que nos permitem a comunhão com Ele. Já os católicos questionam a validade dessa doutrina de quase 500 anos. Eles não acham que a Bíblia, por si só, seja suficiente.
No século XVI, Martinho Lutero (1483-1546) para contestar a Igreja, e para facilitar a defesa das suas teses, adotou o cânon da Palestina e deixou de lado os sete livros conhecidos, com os fragmentos de Esdras e Daniel.
E Quais foram? É sempre bom repetir para quem ainda não sabe: A Bíblia protestante não contém os livros deuterocanônicos do Antigo Testamento - Tobias, Judite, os dois livros de Macabeus, Sabedoria, Eclesiástico e Baruc.
Assim como os livros da Sabedoria e Provérbios, o Eclesiástico não tem uma narrativa com começo, meio e fim e se apresenta como uma coleção de frases, ensinamentos e máximas. Era um tipo de literatura conhecida como “sapiencial”, ou seja, relativa à sabedoria.
Ben Sira
Significado de Eclesial adjetivo Que se refere ou pertence ao âmbito da igreja ou de seus sacerdotes; eclesiástico. Que se pode referir a qualquer membro pertencente à igreja.