adjetivo Que rouba; ladrão, raptador. Etimologia (origem da palavra roubador). Roubar + dor. substantivo masculino Aquele que rouba.
cidadão - adjetivo
Ser cidadão é ter direito à vida, à liberdade, à propriedade, à igualdade perante a lei: ter direitos civis. É também participar no destino da sociedade, votar, ser votado, ter direitos políticos.
Na Grécia antiga, considerava-se cidadão aquele nascido em terras gregas. Em Roma a palavra cidadania era usada para indicar a situação política de uma pessoa e os direitos que essa pessoa tinha ou podia exercer. Juridicamente, cidadão é o indivíduo no gozo dos direitos civis e políticos de um Estado.
A prática da cidadania digital diz respeito ao uso responsável da tecnologia no mundo virtual. No século 21, é uma habilidade necessária para, entre outras coisas, proteger dados, saber como se comportar on-line e filtrar a variedade de conteúdos disponíveis no ambiente virtual.
Cidadania digital (ou cybercidadania) é a prática responsável e consciente de direitos e deveres dos usuários no mundo virtual. Os cidadãos virtuais precisam ser educados sobre o que podem fazer no ambiente online e a agir de forma ética e segura. ... E é aí que a educação digital se faz importante.
Anote aí: cidadania digital é o conjunto de normas que devemos seguir para utilizarmos a internet com consciência, responsabilidade, ética e segurança. ... Como cidadãos digitais, temos direitos – como o direito à privacidade, à segurança dos nossos dados, à autoria das criações que divulgamos.
Pois bem, o conceito de cidadania digital vai nessa mesma linha: trata-se do direito de acesso democrático às ferramentas tecnológicas em todas as suas possibilidades, mas, ao mesmo tempo, do respeito às normas adequadas para uso correto, justo e honesto de todos esses novos recursos de TI.