A natação é um esporte fantástico que combina toda a força, flexibilidade e resistência do corpo. Os nadadores são infelizmente propensos a lesões de uso excessivo que afetam o ombro, pescoço, parte inferior das costas e joelhos.
A natação é um esporte que melhora a força, tonifica os músculos e trabalha todo o corpo, estimula as articulações e ligamentos e ajuda no controle de peso e na queima da gordura.
Um treino intenso de natação, pode queimar até 700kcal, reduzindo aproximadamente 10% o risco de contrair diabetes do tipo 2. Melhora do colesterol: Por ser uma atividade altamente aeróbia, cabe a natação conseguir balancear os níveis de colesterol no organismo, aumentando o nível do HDL, o colesterol bom!
Proporciona resistência e fortalecimento Quando o corpo está imerso, cada movimento é como um treino de resistência, especialmente para os quadris, braços, ombros e glúteos. Por isso, além de queimar calorias, estamos adquirindo massa muscular, que influencia no aumento do metabolismo e auxilia na queima de gordura.
Musculação X Natação Para quem não gosta de fazer musculação ou não tem a pretensão de gerar uma grande hipertrofia muscular, a natação é uma ótima opção. Já para as pessoas que querem realmente ganhar músculos e gostam da dinâmica das academias, a musculação é a atividade física mais indicada!১৯ ফেব, ২০১৯
Algumas lutas também contribuem para o ganho de massa muscular. É o caso do jiu-jitsu, muay thai, boxe e taekwondo. Essas atividades também contribuem para uma intensa queima calórica e emagrecimento, já que são aeróbicas. Elas também aumentam a força e melhoram o sistema cardiorrespiratório.
Como muita gente quer os dois resultados ao mesmo tempo, conciliar as duas atividades pode ser uma boa solução. Desse modo, vale destacar que, em ambos os exercícios, é possível queimar calorias (uma ajuda para perder a barriga, por exemplo) e ganhar massa muscular.
A natação gasta mais calorias e emagrece mais rápido do que a hidroginástica. Gisele G. Delphino de Azevedo, mestre em Educação Física pela Universidade de São Paulo (USP), explica: “A natação é uma atividade física predominantemente aeróbia, por isso auxilia no processo de emagrecimento”.
A hidroginástica como exercício para sair do sedentarismo e perder peso, pode gerar gasto de 450 a 700 calorias.
As vantagens de praticar pilates são parecidas com as da hidroginástica. Os exercícios são de baixo impacto, sendo assim, o desgaste nas articulações é bem menor. A prática de exercício não faz mal a ninguém.
A frequência das aulas pode variar de 2 a 3 vezes por semana e a duração média de uma aula é de 40 a 60 minutos, tornando-se uma opção interessante para quem tem pouco tempo disponível para as atividades físicas em sua rotina.
Uma aula de hidroginástica tem duração de 40 minutos ou até mesmo uma hora, isso vai depender do cronograma e regras do estabelecimento. O ideal é que o professor separe a aula em três partes: a inicial como aquecimento, a principal com os exercícios de aumento da intensidade e a última com relaxamento e volta a calma.
A realização da hidroginástica de forma regular favorece a perda de peso, já que durante a realização do exercício é possível queimar até 500 kcal por hora dependendo da intensidade e duração da aula. Assim, é possível perder até 1kg por semana caso seja combinada com uma dieta balanceada e baixa em calorias.
A hidroginástica melhora o condicionamento físico e cardiorrespiratório; aumenta circulação, resistência e força muscular, mobilidade articular; e fortalece inúmeras musculaturas. Tudo isso sem causar impacto nas articulações, por ser feita dentro da água. NÃO PARE AGORA...
E o melhor de tudo, para aqueles aptos à realizar exercícios, a hidroginástica não tem contraindicação, crianças, adultos, idosos e gestantes, todos podem se exercitar na piscina com segurança e comodidade.
Roupas para hidroginástica: liberdade em primeiro lugar O shorts saia é sempre uma ótima opção para as atividades físicas, e na hidroginástica, o ideal é optar por aqueles com uma modelagem mais evasê e solta.
Segundo as orientações do CONFEF, só quem pode ministrar as aulas de hidroginástica é o educador físico, e segundo o COFITO só quem pode dar aula de hidroterapia é o fisioterapeuta, devendo ambos os profissionais respeitar estas orientações, já que têm objetivos e métodos tão diferentes uma da outra.
A legislação, neste caso a Lei 9.
I Piscina de 1,40 m a 1,50 m para o cliente/aluno com a água no máximo na altura do tórax dos participantes. II Aulas de hidroginástica oito (8) clientes/alunos por profissional de Educação Física.
Consulte sempre o projetista que dará a especificação correta para cada tipo de utilização. Uma piscina infantil exige o máximo de 0,60 m. A profundidade nas piscinas residenciais, para adultos, pode variar de acordo com a utilização. A metragem mais indicada, nesse caso, varia de 1,40 m a 1,50 m.
Cuidados e equipamentos: além da boia, é importante a utilização de roupa específica, pois ela proporciona uma maior flutuação e provavelmente deixará o nado mais rápido. É importante estar bem hidratado, usar protetor solar e respeitar o mar e seus limites como nadador.
Características: 50m de comprimento por 25m de largura; 3,05 metros de profundidade; 10 raias com 2,5m de largura cada (duas ficarão livres para facilitar a dispersão das água);
O ideal é ter entre 1,30 m e 1,40 m de profundidade na parte mais funda da piscina, pois isso é o suficiente para permitir a prática da natação. Já a parte mais rasa, indicada para as crianças e relaxamento dos adultos pode ter entre 0,40 e 0,50 metros.
Piscina Curta (25m)