O pluralismo religioso é um fenômeno da sociedade moderna que desafia o ser humano à viver de forma respeitosa com o diferente. ... Pluralismo religioso representa a liberdade religiosa dos homens e a valorização de todas as manifestações religiosas.
O monoteísmo acredita na existência de um único Deus, sendo ele soberano, salvador e criador do universo. ... As maiores religiões monoteístas são o Cristianismo, o Judaísmo e o Islamismo. Politeísmo. A crença em diversos deuses é uma das principais características do politeísmo.
As religiões que têm vários deuses são chamadas politeístas. Já as que crêem em um único Deus são monoteístas.
Politeísmo vem do grego polythéos, “aquele que adora deuses múltiplos”. O termo parece ter sido inventado por Ésquilo, em uma de suas tragédias, para descrever um lugar, perto de Argos, onde seis ou sete deuses seriam venerados.
Na Bíblia hebraica e no judaísmo, "Ele que é", "Eu Sou o Eu Sou", e o tetragrama YHWH (em hebraico: יהוה, que significa: "Eu sou quem eu sou", "Ele que existe") são usado como nomes de Deus, enquanto Yahweh e Jeová às vezes são usados no cristianismo como vocalizações de YHWH.
As três principais religiões monoteístas, ou seja, crença na existência de um único Deus, surgiram no Oriente Médio: O Islamismo, o Cristianismo e o Judaísmo.
Origem do Monoteísmo Por isso as religiões monoteístas, por vezes, também são chamadas de Abraamicas. No entanto, alguns estudiosos apontam que a primeira religião a adotar o Monoteísmo foi zoroastrismo, fundada pelo profeta Zoroastro, na antiga Pérsia.
Lista de religiões do Extremo Oriente
Cristianismo, islão, judaísmo, hinduísmo e budismo são sempre incluídos na lista, sendo conhecidos como os «Grandes Cinco» ou os «Cinco Grandes» (do inglês, «Big Five»). Alguns estudiosos também incluem na categoria uma outra religião, como sikhismo, zoroastrismo ou Fé Bahá'í.
O Candomblé e a Umbanda são as religiões de matriz africana que mais se destacaram no Brasil. O Candomblé gira em torno do culto aos Orixás e a Umbanda reúne elementos do Xamanismo, Cristianismo, Candomblé e Espiritismo.
Consideram-se ocidentais, o Judaísmo, o Islã e o Cristianismo, enquanto as principais religiões orientais são, o Hinduísmo, o Budismo, o Taoísmo e o Xintoísmo.