O tratamento mais utilizado para a Icterícia em recém nascido é o banho de luz, também chamado de Fototerapia. Esse tratamento é um procedimento seguro utilizado há mais de 30 anos. Na maioria dos casos ele é o único tratamento necessário para baixar os níveis de bilirrubina no sangue do bebê.
Na icterícia, a pele e a parte branca dos olhos ficam amareladas. Ela ocorre quando há excesso de bilirrubina (um pigmento amarelo) no sangue - uma condição denominada hiperbilirrubinemia. (Consulte também Considerações gerais sobre a doença hepática e Icterícia no recém-nascido.)
Geralmente, o tratamento é orientado pelo gastroenterologista, hepatologista ou hematologista, e poderá incluir medidas para desobstruir as vias biliares, uso de medicamentos para combater infecções, interrupção de medicamentos tóxicos ao fígado ou imunossupressores para controlar doenças que causam hemólise, po ...
Os principais sintomas da icterícia são: pele e parte branca dos olhos (esclera) amarelada. A urina pode ficar mais escura e as fezes mais claras. Se muito grave, pode causar ainda sonolência excessiva ou falta de vontade em se alimentar.
Sintomas mais comuns em problemas no fígado
A pele amarelada pode ser um sintoma de várias doenças do fígado, como hepatite ou cirrose, por exemplo, especialmente se a pessoa apresentar também a parte branca dos olhos amarela, sendo nestes casos a pele amarelada chamada de icterícia.