Atividades
BRINCAR + APRENDER Primeiro vocês precisam apertar bastante a argila, molhando um pouco, até que ela fique bem lisa e maleável. A maneira mais fácil de começar qualquer forma, especialmente para os menores, é fazendo uma bola. Ela pode ser moldada entre as mãos, em movimentos giratórios, ou sobre o chão.
Método 3 de 4: Fazendo um vaso usando o polegar e o indicador
A moldagem do Barro: O oleiro o coloca sobre as rodas, vai amassando de dentro para fora num movimento circular e dando forma, em um curto espaço de tempo nas mãos do oleiro ele recebe a forma de um vaso, conforme a vontade do oleiro.
Deixe pelo menos 1 cm de argila no fundo para formar a base do vaso....Amacie a superfície.
Você pode usar tinta de artesanato, a PVA (de parede mesmo). Usei tinta à óleo, gosto da praticidade de poder lavar o objeto depois, mas no fazer exige mais atenção no uso do solvente e thinner (se não for a base de água). Já a PVA é só lavar o rolo e pronto.
As tintas para ambientes internos e externos servem, bem como a tinta acrílica para artesanato. É possível ainda usar tinta spray. Cubra todo o exterior do vaso, menos o fundo. Não é que seja ruim pintar essa parte, mas a pintura pode prejudicar o escoamento de água do vaso.
Modo de fazer:
Como Pintar Vaso de Planta
Utilize um rolo, pincel ou spray com a tinta acrílica na superfície de polietileno. O acrílico é flexível mesmo quando seco, permitindo que o polietileno expanda e contraia sem danificar a pintura. Aplique uma camada fina e uniforme e deixe secar completamente.
Chegou a hora da pintura: agite bem a lata antes do uso por alguns segundos. Comece a pintar, girando o vaso para que a tinta fique uniforme por todo o objeto. Coloque o vaso para secar por alguns minutos até sentir que a tinta está totalmente seca e tire a fita crepe.
Com os materiais em mãos, aprenda como pintar vaso de barro seguindo os seguintes passos:
Para isso, passe no local uma lixa número 80 e, depois, a tinta esmalte escolhida. O processo é simples: basta molhar o pincel na tinta, retirar o excesso e aplicá-lo suavemente na superfície do vaso. Outra sugestão é o efeito pátina. Em leves pinceladas, cubra aleatoriamente parte do fundo marrom.
Para pintar concreto, o ideal é usar tinta para alvenaria. Esse tipo é formulado para se contrair e se expandir de acordo com a temperatura do concreto. A tinta também é vendida com o nome de tinta elastomérica. Como é bem mais grossa que as tintas comuns, ela exige um rolo ou pincel bem robusto.
As superfícies de cimento queimado, concreto polido e cerâmicas precisam de alguns cuidados diferentes. Depois de terminar o lixamento e garantir que está tudo bem limpinho, aplique uma à duas demãos de Suvinil Fundo Branco Epóxi, um complemento que vai garantir a aderência e a durabilidade da sua pintura.
tinta acrílica