Suicídio e anomia O crime (que pode ser definido como a transgressão da lei), por exemplo, é considerado um fato social normal já que é um fenômeno social observado em praticamente todas as sociedades. O crime só se torna um fato social patológico quando assume proporções exageradas.
O fato social normal preza por uma ordem institucional e da vida individual e mantém em funcionamento os laços solidários que unem os indivíduos de um grupo. O fato social patológico é aquele que se desenvolve fora da norma, como uma doença.
Segundo Durkheim, o fato social está na percepção do indivíduo. Por isso, o comportamento do ser humano será condicionado por realidades sociais que limitam as atitudes aceitas pela sociedade. O fato social deve atender a três características: a generalidade, a exterioridade e a coercitividade.
a) Características do fato social: generalidade, coercitividade e exterioridade. O que prepondera no trecho é a coercitividade.
SOCIOLOGIA é a ciência que tem como objeto de estudo a sociedade, sua organização social e os processos que interligam os indivíduos em grupos, instituições e associações a fim de manter ou alterar as relações de poder nela existentes.
Deste modo, é importante ressaltar que é a partir do questionamento e da crítica seja filosófica ou social que os indivíduos terão uma ampla possibilidade de verificar o mundo o qual vivem e principalmente promover um ambiente saudável, seja através da educação ou do manifesto, ambos caminham lado a lado para um mundo ...