Existem dois tipos de ordenha: o manual e o mecânico. Os dois métodos se diferenciam, basicamente, pelo uso ou não de um equipamento acoplado no úbere das vacas.
A ordenha significa colocar o leite, ou seja, é o lucro da atividade leiteira. Esse ato deve ser feito sem paradas, com os tetos limpos e secos em um ambiente asseado, tranquilo, sem umidade e longe de outros animais. As técnicas de ordenha são basicamente duas: ... Extrai o leite a vácuo.
É comum para uma mãe que está amamentando sob livre demanda ser capaz de ordenhar cerca de 15 a 60ml no total para ambas as mamas, por ordenha.
Use uma bomba multiusuário para iniciar e manter o suprimento de leite. Espere bombear apenas um pouco de colostro (o primeiro leite) no início. Logo que possível, bombear 8-10 vezes a cada 24 horas. Isso é quantas vezes a cada dia seu bebê normalmente se alimentaria do seio.
A ordenha do leite materno deve ser feita de 3 a 5 minutos em cada mama alternadamente até que se completem 20 a 30 minutos em cada mama. O mesmo frasco pode ser usado para aparar o leite da mama, mas em casos de mulheres com bastante leite podem usar dois frascos, um para cada mama.
Quando utilizar a bomba de leite?
Leite humano ordenhado e refrigerado para ser oferecido pela mãe ao seu bebê, pode ser estocado por um período de até 12 horas, se guardado em temperatura máxima de 5 °C. Depois de descongelado, o leite humano deve ser mantido sob refrigeração, em temperatura máxima de 5 °C, por até 12 horas.
Você pode armazená-lo também em mamadeiras comuns esterilizadas, desde que estejam bem vedadas e com tampa. Recipientes de vidro com tampa de plástico, devidamente esterilizado, também podem ser utilizados.
Para aquecer o seu leite, coloque o frasco ou saco de leite materno num copo, num jarro, ou numa taça com água morna durante alguns minutos até estar à temperatura corporal (37 °C ou 99 °F). Em alternativa, utilize um aquecedor de biberões.
Aquecer o leite materno Aqueça o leite materno, de preferência em banho-maria a uma temperatura de cerca de 37 ° C. Além de ser uma boa temperatura para beber, isso mantém as substâncias protetoras do leite, que não podem ser garantidas no aquecimento realizado no microondas ou no contato direto com o fogo.
Para armazenar o leite materno recolhido os melhores recipientes são os de plástico ou, então, descartáveis. Se o leite for congelado, deve-se deixar um espaço no topo do recipiente antes de tampá-lo. Uma dica é armazenar o leite em pequenas quantidades para evitar desperdícios.
-Mantenha o leite sempre refrigerado para evitar a decomposição. -Não congele, de modo que não altere sua textura e sabor. O leite de longa duração ou de UHT pode ser armazenado à temperatura ambiente se não tiver sido aberto.
Como guardar o leite materno com segurança?
O leite materno numa geladeira pode ser conservado por até 24 horas, e no congelador, com temperatura a menor aos 19 graus negativos, até por 6 meses. Para evitar confusões, coloque datas nos recipientes. Para descongelar o leite, só precisa agitá-lo submerso em água morna. Não é recomendável que utilize o micro-ondas.
Como armazenar leite materno Pode juntar leite de várias sessões de recolha (no máximo até 48h), tendo em atenção: · Aproximar as temperaturas do leite antes de juntá-lo no frigorífico; · Rotular com o dia/mês/ano e hora, da 1ª recolha; · Logo que tiver a quantidade pretendida congele.
Conservação: Para maior durabilidade do seu leite após aberto coloque uma pitada de sal, isso fara com que ele dure muito mais e não se preocupe que essa pitada de sal não ira alterar o sabor.