Significado de Falsear verbo transitivo Desvirtuar, deturpar, falsificar.
Com o princípio da falseabilidade, Popper estabeleceu o momento da crítica de uma teoria como o ponto em que é possível considerá-la científica. As teorias que não oferecem possibilidade de serem refutadas por meio da experiência devem ser consideradas como mitos, não como ciência.
Falseabilidade ou refutabilidade é a propriedade de uma asserção, ideia, hipótese ou teoria poder ser mostrada falsa. Conceito importante na filosofia da ciência (epistemologia), foi proposto por Karl Popper nos anos 1930, como solução para o chamado problema da indução.
Assim, uma teoria só pode ser considerada científica quando é falseável, ou seja, quando é possível prová-la falsa. Esse conceito ficou conhecido como falseabilidade ou refutabilidade. Segundo Popper, o que não é falseável ou refutável não pode ser considerado científico.
Em outras palavras, o conhecimento deve partir de uma observação dos fatos. Aquilo que não pode ser verificado é considerado desprovido de sentido, como a afirmação “A alma é imortal” e outras de ordem metafísica, religiosa e estética. Nisso consiste o princípio de verificabilidade.
Que se consegue verificar; que pode ser alvo de verificação: mecanismo tecnológico verificável. Etimologia (origem da palavra verificável).
Precisamos apenas de formular o critério que nos permita testar se uma frase exprime uma proposição genuína sobre uma questão factual, e depois referir que as frases em análise não o satisfazem. ...
O Círculo de Viena surgiu por uma necessidade de fundamentar a ciência a partir das concepções ou acepções que a Filosofia da Ciência ganhou no século XIX. Até então, a filosofia era vinculada à Teoria do Conhecimento, mas, a partir de Hegel, este vínculo se desfez.
A corrente de pensamento defendida pelo círculo de Viena foi denominada de positivismo lógico. A principal contribuição do grupo para a matemática aplicada foi a noção de verificabilidade. Onde uma proposição matemática está relacionada de maneira intrínseca a sua possibilidade de verificação.
1) Para o Círculo de Viena, o conhecimento parte de uma observação dos fatos. Aquilo que não pode ser verificado é considerado desprovido de sentido. Logo, a alternativa B é a correta. 2) O princípio fundamental do Círculo de Viena é o princípio da verificabilidade.
Os membros do Círculo de Viena identificaram Albert Einstein (1879-1955), Bertrand Russell (1872-1970) e Ludwig Wittgenstein (1889-1951) como os principais representantes da concepção científica do mundo.
Como grupo organizado, formado por homens da ciência e matemáticos, surgiu na década de 1920-30, em torno de Martz Schlick (professor de Filosofia na Universidade de Viena).
Principais Temas. Como um movimento em reação à filosofia idealista que rondava as Universidades alemãs da época, o positivismo lógico teve como características marcantes a busca por uma ciência unificada, a antimetafísica, por meio do verificacionismo e da definição de conhecimentos analítico e sintético.
Em outras palavras, o conhecimento deve partir de uma observação dos fatos. Quais desses importantes pensadores foram as maiores influências para os pensadores do Círculo de Viena? d) Auguste Comte, Frege e Einstein.
Como podemos interpretar a seguinte citação de Thomas Kuhn: “Talvez a ciência não se desenvolva pela acumulação de descobertas individuais” (Kuhn, 2011, p. 20).
Resposta. 1) O principal objetivo do Círculo de Viena era o desenvolvimento de uma filosofia da ciência baseada em uma linguagem lógica. ... 4) O princípio fundamental do Círculo de Viena foi o o princípio de verificabilidade. Logo, a alternativa E é a correta.
Defendia que a metafísica já comportava todas as verdades que precisariam ser estudadas e, portanto, era o um discurso autossuficiente melhor que a ciência. ...
Karl Popper se dedicou ao pensamento do racionalismo crítico. Ao buscar responder ao que é ciência, formulou o Método Hipotético Dedutivo e se tornou um dos maiores pensadores da filosofia contemporânea.
Popper considera que a atividade científica é composta por dois momentos: Page 2 2 • Formulação de hipóteses: permite criatividade, ousadia. conjecturas audaciosas, nenhuma das grandes descobertas e invenções teria sido possível. Teste das hipóteses: deve ser rigoroso e buscar a refutação das mesmas.
Viena, Áustria
A confirmação, portanto, é algo positivo. Já a corroboração é somente a ausência de algo negativo: uma teoria corroborada, para Popper, é uma teoria que, tendo sido sujeita a testes empíricos dignos desse nome, não foi refutada ou falsificada.
“Historicamente, três têm sido as principais concepções de ciência ou de ideais de cientificidade: o racionalista, cujo modelo de objetividade é a matemática; o empirista, que toma o modelo de objetividade da medicina grega e da história natural do século XVII; e o construtivista, cujo modelo de objetividade advém da ...
A concepção de ciência como cultura ilumina aspectos científicos que vão além das teorias. O fazer científico, contemplando seus instrumentos, práticas e representações é fundamental para a compreensão de ciência, além de que sempre esteve e está atrelado ao ensino científico.
Ciência é todo um sistema de conhecimentos que obtemos mediante o uso de métodos científicos. E conhecimento científico: é aquele produzido de acordo com uma investigação científica, ou seja, é desenvolvido através da técnica, da ciência, da observação e da certeza (P1).
Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais de Ciências Naturais (BRASIL, 1997), o ensino de ciência permite introduzir e explorar as informações relacionadas aos fenômenos naturais, à saúde, a tecnologia, a sociedade e ao meio ambiente, favorecendo a construção e ampliação de novos conhecimentos.